Assinar
Cantinho dos Bichos

Câmara de Alcobaça prevê esterilizar 700 gatos este ano com ajuda de associação

Em 2021, foram intervencionados 340 gatos de colónias de rua.

A Câmara de Alcobaça prolongou um protocolo, realizado com uma associação de proteção de animais local, para a esterilização de gatos errantes e prevê intervencionar, ainda este ano, cerca de 700 animais.

O protocolo com o GAPA – Grupo de Amigos dos Peludinhos de Alcobaça visa a execução do Programa CED – Captura Esterilização e Devolução, com gatos inseridos em colónias de rua no concelho.

O objetivo é a “redução do número de gatos silvestres, assilvestrados e vadios, bem como de eutanásias e mobilização de ações de voluntariado para recolha destes animais, reduzindo os custos deste tipo de ações”, informou a autarquia.

A prorrogação do protocolo com a associação foi aprovado, por unanimidade, em reunião do executivo realizada na segunda-feira, dia 10.

Citado numa nota à imprensa, Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara de Alcobaça, considera que a medida “irá contribuir para a proteção destes animais, assim como para o reforço da saúde pública, diminuindo a população de animais vadios e contribuindo para a sua adoção por parte das famílias do concelho”.

De acordo com o município, em 2021 foram intervencionados 340 gatos de colónias sinalizadas em todas as freguesias, quer por munícipes, quer por juntas de freguesias.

Para o ano de 2022 “existem cerca de 700 animais já sinalizados para intervencionar”, é referido na mesma nota.

O protocolo insere-se nas medidas de reforço das políticas de proteção animal desenvolvidas pelo município que, em 2016, construiu o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROAMA), com capacidade para acolher entre 15 e 25 animais.

A autarquia participou na constituição de uma rede de Centros de Recolha Oficiais, no âmbito da qual o atual centro irá beneficiar de melhorias e disponibiliza ainda um serviço de esterilização de animais encaminhados para adoção.

Desde 2017, a autarquia do distrito de Leiria, implementou um programa de promoção da adoção em que, gratuitamente, é efetuada a vacinação antirrábica e identificação eletrónica dos animais adotados no CROAMA.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.