Assinar
Sociedade

D. José Ornelas será o novo bispo de Leiria-Fátima

O anúncio da substituição deverá acontecer nos próximos dias.

CEP

D. José Ornelas, atual bispo de Setúbal, irá ocupar o lugar do cardeal D. António Marto à frente da diocese de Leiria-Fátima.

A notícia está a ser avançada pelo jornal digital 7MARGENS, que indica que a nomeação poderá acontecer “nos próximos dias”.

O jornal escreve que se espera que o anúncio da substituição possa vir a ser feito até sexta-feira, dia 28, ou na próxima semana.

Bispo de Leiria-Fátima há 15 anos, motivos de saúde estiveram, segundo a TSF, na origem do pedido de resignação, aceite pelo Vaticano no ano passado.

Recorde-se que, em novembro de 2020, D. António Marto esteve internado durante 15 dias devido a problemas de saúde, tendo sido acompanhado no hospital de Leiria.

Já José Ornelas, 68 anos, é bispo de Setúbal desde agosto de 2015 e preside à Conferência Episcopal Portuguesa, desde 2020. É também um dos membros do episcopado mais alinhado com as orientações do Papa Francisco, elemento que é encarado como um ponto a seu favor nesta nomeação.

Até esta data, o Vaticano não divulgou ainda quaisquer informações oficiais sobre este assunto, nomeadamente no boletim publicado diariamente.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados