Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Diamantino Marto condecorado por Presidente da República

Empresário leiriense está há mais de 50 anos emigrado em França. Diz ter sido surpreendido com a condecoração do “grande amigo” Marcelo Rebelo de Sousa.

FOTO: Rui Ochoa / Presidência da República

Foi numa cerimónia singela e discreta que o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa condecorou Diamantino Marto com a Ordem de Mérito.

A homenagem decorreu no passado sábado, dia 12, na Embaixada de Portugal em Paris, no âmbito da visita do Chefe de Estado a França, por ocasião da abertura da Temporada Cruzada Portugal-França.

“Não estava à espera [desta distinção], fui surpreendido”, refere Diamantino Marto ao REGIÃO DE LEIRIA, elogiando o acompanhamento que Marcelo Rebelo de Sousa, à semelhança de anteriores Chefes de Estado têm dado aos emigrantes portugueses em França. “Sou um grande amigo [de Marcelo Rebelo de Sousa] e, de vez em quando, falamos”, afirma.

Além do empresário leiriense, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou outros quatro portugueses emigrados: Fernanda Alves, Ilídio Luís Balonas Palheta, José Gomes de Sá e Maria Dulce Rita Duarte.
O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva também marcou presença na cerimónia, bem como o Cônsul Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira.

Esta não é a primeira vez que Diamantino Marto é distinguido por um Chefe de Estado. Recebeu o diploma de Mérito, em 2013, pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva e também recebeu a medalha de mérito pelo presidente francês Jacques Chirac.

O empresário leiriense de 75 anos, natural de Colmeias, está emigrado em França desde 1964. Ao longo de mais de 50 anos, Diamantino Marto desenvolveu atividade na área da construção e demolições.

Em 1977 fundou a empresa Marto & Fils, empresa líder de mercado, dedicada a infraestruturas, demolições, terraplanagens e transportes, e quando se reformou os dois filhos continuaram atividade, apesar de ainda continuar ligado aos negócios.

Tem ainda investimentos nas áreas do imobiliário e, mais recentemente, em hotelaria, com o hotel Solar do Conde (Açores), quer em Portugal, quer em França.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados