Assinar
Leiria

Diamantino Marto condecorado por Presidente da República

Empresário leiriense está há mais de 50 anos emigrado em França. Diz ter sido surpreendido com a condecoração do “grande amigo” Marcelo Rebelo de Sousa.

Rui Ochoa / Presidência da República

Foi numa cerimónia singela e discreta que o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa condecorou Diamantino Marto com a Ordem de Mérito.

A homenagem decorreu no passado sábado, dia 12, na Embaixada de Portugal em Paris, no âmbito da visita do Chefe de Estado a França, por ocasião da abertura da Temporada Cruzada Portugal-França.

“Não estava à espera [desta distinção], fui surpreendido”, refere Diamantino Marto ao REGIÃO DE LEIRIA, elogiando o acompanhamento que Marcelo Rebelo de Sousa, à semelhança de anteriores Chefes de Estado têm dado aos emigrantes portugueses em França. “Sou um grande amigo [de Marcelo Rebelo de Sousa] e, de vez em quando, falamos”, afirma.

Além do empresário leiriense, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou outros quatro portugueses emigrados: Fernanda Alves, Ilídio Luís Balonas Palheta, José Gomes de Sá e Maria Dulce Rita Duarte.
O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva também marcou presença na cerimónia, bem como o Cônsul Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira.

Esta não é a primeira vez que Diamantino Marto é distinguido por um Chefe de Estado. Recebeu o diploma de Mérito, em 2013, pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva e também recebeu a medalha de mérito pelo presidente francês Jacques Chirac.

O empresário leiriense de 75 anos, natural de Colmeias, está emigrado em França desde 1964. Ao longo de mais de 50 anos, Diamantino Marto desenvolveu atividade na área da construção e demolições.

Em 1977 fundou a empresa Marto & Fils, empresa líder de mercado, dedicada a infraestruturas, demolições, terraplanagens e transportes, e quando se reformou os dois filhos continuaram atividade, apesar de ainda continuar ligado aos negócios.

Tem ainda investimentos nas áreas do imobiliário e, mais recentemente, em hotelaria, com o hotel Solar do Conde (Açores), quer em Portugal, quer em França.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados