Assinar


Castanheira de Pera

Edifício dos Paços do Concelho de Castanheira de Pera vai ser requalificado

Obra tem por objetivo tornar o edifício mais eficiente do ponto de vista energético e melhorar a qualidade dos serviços.

Imagem da fachada principal do edifício da Câmara Municipal de Castanheira de Pera
Joaquim Dâmaso

A Câmara de Castanheira de Pera vai requalificar o edifício dos Paços do Concelho, um investimento de 400 mil euros que começa até ao início de março, disse hoje à agência Lusa o presidente do município.

“A obra está prevista iniciar até ao final deste mês, início do mês de março”, afirmou António Henriques, explicando que a intervenção “vai ter em linha de conta a reestruturação dos serviços” e “as divisões orgânicas do próprio município”.

Segundo o autarca, a obra tem também em conta a eficiência energética e vai manter a traça dos Paços do Concelho.

“A grande intervenção neste edifício é a questão da eficiência energética, por um lado, e, por outro lado, melhorar a qualidade dos serviços”, declarou.

António Henriques especificou que há situações em que o mesmo serviço funciona “em três locais distintos” nos Paços do Concelho.

“Vamos uniformizar os serviços, vamos criar melhores condições de trabalho”, referiu, destacando, ainda, a melhoria das acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada com a instalação de um elevador.

A Câmara de Castanheira de Pera “é um edifício municipal e, portanto, tem de ser acessível a todas as pessoas”.

“Além de uma requalificação do próprio edifício, pretende-se também a melhoria dos serviços, quer para os funcionários, para os colaboradores, quer para as pessoas que visitam o nosso edifício pelas mais diversas razões”, garantiu António Henriques.

Os trabalhos têm um prazo de execução de 180 dias, prevendo-se que estejam concluídos no último trimestre deste ano.

O investimento tem um financiamento de 180 mil euros da Direção-Geral das Autarquias Locais.

Segundo informação disponibilizada no sítio na Internet da Câmara Municipal, Castanheira de Pera e Coentral (agora só uma freguesia) fizeram parte do concelho de Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

“Numa terrível campanha eleitoral, em 1913, a lista da Castanheira conseguiu a vitória para a Câmara de Pedrógão por escassos três votos. Conquistada a Câmara, estavam abertas as portas para a autonomia municipal”, lê-se no ‘site’.

O concelho de Castanheira de Pera foi fundado em 4 de julho de 1914.

A mesma fonte relata que “um dos períodos mais complicados, mas também dos mais pitorescos do concelho de Castanheira de Pera foi o que decorreu de 1923 a 1926”, período “em que houve dois executivos camarários antagónicos que se auto consideravam legítimos e que, em nome da lei, cobravam impostos e aplicavam multas”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.