Assinar


Sociedade

Concluída requalificação do IC2 entre Rio Maior e Alcobaça

A obra foi iniciada em janeiro de 2022, depois de vários anos a ser reclamada em protestos organizados pelo Movimento Marcha Lenta.

Imagem ilustrativa

A requalificação do Itinerário Complementar (IC) 2 nos concelhos de Rio Maior e Alcobaça, num investimento de 8,4 milhões de euros, foi dada como concluída na segunda-feira, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).

A obra destina-se a melhorar a fluidez do tráfego e a reforçar “as condições de segurança rodoviária dos milhares de automobilistas que diariamente utilizam o IC2 nas suas deslocações”, informou a IP em comunicado.

A empreitada de beneficiação incidiu num troço com cerca de 20,3 quilómetros de extensão, entre o nó da Asseiceira, no concelho de Rio Maior (distrito de Santarém), e a zona urbana de Freires, no concelho de Alcobaça (distrito de Leiria).

A intervenção envolveu a reabilitação integral do pavimento e a modelação do ambiente rodoviário ao longo do troço, bem como a criação de cinco novas rotundas que facilitam as acessibilidades à rede viária local, refere o comunicado.

A obra compreendeu também a adequação e melhoria da sinalização de código e de orientação, e o reforço do sistema de drenagem.

De acordo com a IP, “no desenvolvimento da obra foi implementada uma solução inovadora e sustentável de reabilitação funcional do pavimento, através da incorporação de material de obra reciclado proveniente das lajes retiradas, integrando-o na camada subjacente às camadas em misturas betuminosas, e da sua reutilização em outras estruturas de pavimentação”.

Já os resíduos não aproveitados das lajes “seguiram um processo de certificação de forma a contribuir para a circularidade na construção”.

A obra foi iniciada em janeiro de 2022, depois de vários anos a ser reclamada em protestos organizados pelo Movimento Marcha Lenta no IC2 e apoiados pelas autarquias de Alcobaça e Rio Maior.

A IP deliberou em outubro de 2015 lançar o procedimento pré-contratual necessário à contratação da empreitada, o que não se verificou.

O lançamento do concurso voltou a estar previsto até ao final de 2018, com previsão do início da empreitada no segundo semestre de 2019.

Em fevereiro de 2019, a IP anunciou para esse mesmo mês o lançamento do concurso público para a empreitada de requalificação do IC2/EN1, o qual voltou a ser adiado até outubro de 2020, quando finalmente se verificou a publicação.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados