Assinar
Mercado

Incubadora Open ocupada quase na totalidade quer apostar no empreendedorismo nas escolas

As empresas incubadas atualmente representam 50 postos de trabalho

A incubadora Oportunidades Específicas de Negócio (OPEN) tem uma taxa de ocupação de 92%, o que representa a incubação física de 14 empresas de serviços, revelou o município da Marinha Grande.

“Existem ainda oito espaços para indústrias, estando sete ocupados, por três empresas, e cinco a funcionar no sistema de incubação virtual”, adianta o município, em comunicado, a propósito de um recente encontro entre os responsáveis das duas entidades.

A incubadora OPEN foi inaugurada em agosto de 2005, “com o objetivo de ajudar no desenvolvimento de organizações inovadoras, que estão a iniciar a sua atividade”, e as empresas incubadas atualmente representam 50 postos de trabalho.

O presidente do conselho de administração da OPEN, Hugo Ferreira, manifestou, segundo o comunicado, “a vontade de estreitar parcerias com a câmara municipal e de apostar no empreendedorismo nas escolas, já que esta região é o berço do empreendedorismo”. “Por isso, é importante trabalharmos em parceria com várias instituições e com as escolas, para mudar a imagem da engenharia para cativarmos os estudantes para a indústria”, destacou.

Já o presidente da autarquia, Aurélio Ferreira, referiu que “o município deve ser um parceiro, enquanto facilitador, orientador e participante nas estratégias da incubadora. A OPEN tem uma história e um caminho para percorrer, num concelho que tem um enorme potencial de empreendedores que empreenderam novos empreendedores”.

Na perspetiva de Aurélio Ferreira, “é importante formar os jovens para o empreendedorismo e seduzi-los para a indústria de moldes e da engenharia”.

A incubação na OPEN não tem um sector especializado, mas “todas as empresas instaladas têm como denominador comum a proximidade à indústria, que caracteriza a atividade económica da região de Leiria”.

No encontro, o presidente da câmara municipal recebeu os novos elementos do conselho de administração da incubadora OPEN “para uma sessão de cumprimentos e definição da possibilidade de aprofundar futuras parcerias”.

Estiveram presentes o presidente Hugo Ferreira (em representação do Centimfe) e os vogais Agostinho Carvalho (Weadd) e Nuno Martinho (Politécnico de Leiria), para além de um técnico da câmara municipal, Luís Barreiros.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados