Assinar


Leiria

Rede de percursos pedestres do concelho de Leiria com rotas digitalizadas

Os 16 percursos organizados pela Câmara de Leiria realizam-se até 6 de novembro

O Município de Leiria apresentou esta segunda-feira, dia 28, a rede de percursos pedestre para 2022, integrada na Cidade Europeia do Desporto, destacando um programa abrangente em várias freguesias e a digitalização das rotas.

O vereador do Desporto, Carlos Palheira (PS), considerou que este programa é “muito ambicioso” e “muito abrangente a nível territorial, que passa por muitas freguesias” o que permitirá ver “toda a diversidade” que o território oferece e também “todo o potencial a nível de turismo, mas também de património”.

Segundo o autarca, a grande novidade deste ano é a adesão à plataforma Responsible Trails, onde estarão inscritas as rotas de Leiria. “Qualquer cidadão pode fazer o ‘download’ destes percursos e de forma espontânea, não precisa estar em grupos organizados, perceber qual a dinâmica dos percursos e fazê-los de forma autónoma”, explicou.

O vereador adiantou que esta plataforma permite ao utilizador descarregar os percursos e utilizá-los ‘offline’, assim como registar alguma situação detetada na rota, sugerindo alterações ou melhoramentos ao percurso.

Para esta edição, a Direção-Geral de Saúde limitou o número de participantes até cerca de 500 inscrições, que sairão em grupos de 50, tendo em conta a pandemia da Covid-19. “Assim que abrimos as inscrições ficaram logo esgotadas”, adiantou Carlos Palheira.

Os 16 percursos organizados pela Câmara de Leiria realizam-se até 6 de novembro, tendo já sido iniciado o primeiro, Moinhos de Rei, na freguesia de Amor.

Apontando a Rota das Carpalhosas, como um novo percurso, Carlos Palheira adiantou que a requalificação destes espaços está sempre em permanência e todas as rotas, que ainda não estejam, são para homologar ainda este ano.

“Esta é uma rede para ser amplificada, porque as pessoas assim o exigem. Os percursos pedestres são uma área estratégica para o desporto informal”, salientou.

O próximo percurso decorrerá na Serra do Branco, em Colmeias, dia 06 de março. “É um percurso um bocadinho exigente do ponto de vista físico, mas muito agradável do ponto de vista da natureza”, constatou Carlos Palheira, ao referir que as inscrições serão feitas no portal Leiria Cidade Europeia do Desporto.

Este ‘site’, que foi também hoje oficialmente divulgado, irá compilar toda a informação sobre as atividades ou provas que serão organizadas ao longo de 2022, ano em que Leiria exibe o título de Cidade Europeia do Desporto.

O portal terá ainda notícias e informação atualizadas sobre os clubes do concelho, com um respetivo enquadramento.

São vários os eventos que a autarquia tem prevista para 2022, entre os quais oito congressos, um dos quais dedicado ao Fitness, em articulação com o Portugal Ativo, e que garantirá a participação entre 800 a 1.000 pessoas, no Pavilhão das Cortes.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados