Assinar
Marinha Grande

António Guterres convidado para celebrar ano internacional do vidro na cidade vidreira

Presença do secretário-geral da ONU é uma possibilidade para participar em conferência internacional sobre o vidro

Cidade está apostada em celebrar sector do vidro Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

A cidade vidreira quer receber o secretário-geral da ONU, António Guterres, para assinalar o ano internacional do vidro, em novembro.

Ana Alves Monteiro, vereadora da Cultura da Câmara da Marinha Grande, revelou que um dos pontos centrais das comemorações do Ano Internacional do Vidro das Nações Unidas, na Marinha Grande, será a realização de uma conferência internacional do vidro, programada para novembro.

A exata data da iniciativa ainda está em aberto porque se pretende contar com a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres, no evento. Intitulada “O Vidro Hoje, uma ponte para o futuro”, a conferência será igualmente o momento em que serão publicados os resultados dos trabalhos arqueológicos atualmente em curso na Fábrica Escola Irmãos Stephens (FEIS).

Recorde-se que a FEIS está a ser alvo de um levantamento arqueológico e patrimonial. A ideia é assegurar uma definição do uso a dar ao espaço, sendo previamente realizado o levantamento por parte de uma equipa liderada por Jorge Custódio, fundador da Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial.

“Iremos apresentar a publicação que resulta do trabalho que está a ser realizado, do ponto de vista de arqueologia, na FEIS”, revelou a vereadora Ana Alves Monteiro, na reunião do executivo, a 28 de fevereiro.

À conferência, juntam-se outras iniciativas ao longo do ano, ligadas à comunidade e ao mundo empresarial. Em abril arranca um dos momentos comemorativos: um “talk-show”, a 1 de abril e que se repete todos os meses, bem como trabalhos com as escolas, exposições, teatro, dança e outras formas artísticas. Será ainda trabalhada a vertente do “vidro na sua dimensão da memória”.

“Iremos trabalhar os vidreiros no mundo, com recolha de testemunhos, exposição do acervo do museu que ainda não foi mostrado, a abertura de reservas do Museu do Vidro ao público”, entre outras iniciativas, revelou Ana Alves Monteiro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados