Assinar
SOS Ucrânia

Atletas ucranianos na Taça da Europa de Lançamentos “com o coração na Ucrânia”

Seis ucranianos estão em Leiria envolvidos na competição organizada pela Juventude Vidigalense. Mas sofrem com que está a acontecer no país natal.

Iryna Klymets já esteve em dois jogos olímpicos: "Enquanto o meu povo luta no terreno, eu vou lutar noutro campo, na minha especialidade, para elevar a bandeira da Ucrânia"

A comitiva ucraniana presente na Taça da Europa de Lançamentos está fisicamente em Portugal mas com o coração na Ucrânia, afirmou hoje em Leiria a atleta Iryna Klymets.

“O meu corpo está aqui, em Portugal, mas o meu coração está na Ucrânia, com a minha família, a minha pátria. Com a minha Ucrânia”, vincou a lançadora à agência Lusa, admitindo ser “estranho e difícil” processar o facto de estarem em competição enquanto há guerra no país natal. 

“Sei que temos de treinar, de nos preparar e competir, porque é a nossa vida. Queremos mostrar ao mundo que somos fortes, que não estamos felizes com o que nos aconteceu e que lutamos pelos nossos sonhos, pelo nosso país. Queremos mostrar toda a força do povo ucraniano”, disse a lançadora de martelo.

Duas vezes atleta olímpica – Rio2016 e Tóquio2020 -, cinco vezes representante da Ucrânia em mundiais de atletismo, Iryna, de 27 anos, integra a comitiva de seis elementos (cinco atletas e uma chefe de missão) que está em Leiria.

Por tudo o que está a acontecer, a presença dos ucranianos na Taça da Europa de Lançamentos reveste-se de simbolismo especial:

“É difícil explicar o nosso sentimento neste momento. Quero agradecer à federação europeia, à federação portuguesa e à federação polaca que ajudaram a estarmos aqui e termos hipóteses de treinar e de nos prepararmos para a época, e também a Leiria e à Juventude Vidigalense o acolhimento nestes três dias. Mas é doloroso saber que os nossos pais estão a sofrer na Ucrânia”.

Natural de Lutsk, uma cidade a ocidente da Ucrânia, perto da fronteira com a Polónia e a 400 quilómetros da capital Kiev, Iryna tem de conter as lágrimas quando fala “da destruição da cidade, com os bombardeamentos aéreos de ontem à noite”. 

“É muito assustador”, lamenta. 

Sem treinar há duas semanas por causa da guerra, a martelista viajou até Portugal com outras três lançadoras. Já Mykhailo Kokhan, igualmente especialista no martelo, só conseguiu participar na Taça da Europa de Lançamentos porque estava em estágio na Turquia. 

“Caso contrário estava incorporado no exército, como acontece com todos os homens entre os 18 e os 60 anos”, frisou a atleta, que serviu de porta-voz do grupo.

Apesar do conflito que aflige e destrói a Ucrânia, Iryna Klymets mantém as metas desportivas bem vivas:

“Os meus objetivos são o Mundial no Oregon [nos Estados Unidos da América] e o Europeu em Munique [na Alemanha]. Quero conquistar medalhas nessas competições, sei que sou capaz e vou lutar por isso. Enquanto o meu povo luta no terreno, eu vou lutar noutro campo, na minha especialidade, para elevar a bandeira da Ucrânia”. 

Depois da Taça da Europa de Lançamentos, o grupo irá para outro torneio de preparação na Turquia. Mas, por enquanto, não voltará à Ucrânia, “enquanto a situação não melhorar. É perigoso viver quando há ataques todos os dias…”.

Para Tânia Vieira, presidente da Juventude Vidigalense, “é uma vitória. Para nós é uma grande felicidade podermos ter a Ucrânia” na Taça da Europa de Lançamentos, que o clube de Leiria organiza, diz a responsável, citada pelo serviço de comunicação de Leiria Cidade Europeia do Desporto (LCED).

Através da LCED, Dobromir Karamarinov, presidente da Associação Europeia de Atletismo, considera que “o desporto tem o poder de enviar uma mensagem de esperança e reunir atletas de diferentes origens e culturas. Coloca-os em igualdade de condições, onde a única linguagem é a da competição e do jogo limpo”.

Mykhailo Kokhan foi o primeiro ucraniano do grupo a entrar em competição em Leiria, este sábado: o martelista venceu em sub-23, lançando 74,59 metros.

No domingo, entram em ação Iryna Klymets (martelo), Alyona Shut (martelo), Daria Garkusha (disco, sub-23) e Olena Khamaza (martelo, sub-23).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados