Assinar
Sociedade

Autoridade Marítima e Marinha alertam para agitação marítima em Leiria com aviso laranja

A previsão do vento e do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal Continental, a partir de amanhã.

Mar agitado
Foto de Arquivo

O distrito de Leiria está sob aviso laranja, devido a agitação marítima, a partir de amanhã, quarta-feira, situação que se vai manter até quinta-feira.

A previsão do vento e do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal Continental, a partir das 18 horas desta terça-feira, dia 15, e a madrugada de sexta-feira, dia 18.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Leiria está sob aviso amarelo entre as 6 e as 12 horas de quarta-feira, em que são esperadas ondas de noroeste de 4 a 5 metros, passando depois a aviso laranja, entre as 12 horas de quarta-feira e as 9 horas de quinta-feira, com ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir altura máxima de 8 a 10 metros. O aviso “desce” para amarelo no dia de quinta-feira, entre as 9 e as 18 horas.

São esperados ventos com uma intensidade média de até 75km/h e rajadas até 120km/h, provenientes do quadrante Norte, refere a Autoridade Marítima Nacional.

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente:

– Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;

– Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;

– Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados