Assinar
SOS Ucrânia

Centro Hospitalar de Leiria disponibiliza apoio emocional a profissionais de saúde e crianças ucranianas

O apoio está disponível nas várias unidades do Centro Hospitalar de Leiria e deve ser solicitado por email.

Foto de Arquivo

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai disponibilizar apoio emocional aos profissionais de saúde ucranianos e aos filhos, bem como a crianças, adolescentes e adultos da comunidade ucraniana, na sequência do atual conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia, com o objetivo de promover e proteger a saúde mental.

O apoio será prestado pelos profissionais especialistas dos serviços de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e de Saúde Mental do CHL, explica a unidade de saúde em comunicado.

Segundo Graça Milheiro, diretora do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, esta iniciativa “quer ser mais um braço a abraçar a comunidade ucraniana da região”, estando o hospital disponível para “apoiar em dúvidas ou situações que preocupem crianças e jovens desta comunidade”.

Graça Milheiro frisa ainda que a situação atual que se vive na Ucrânia “não tem precedentes e coloca-nos desafios de várias ordens, dadas as consequências que as inevitáveis reorganizações sociais e familiares inerentes podem ter nas crianças e adolescentes”.

A mesma opinião é partilhada por Cláudio Laureano, diretor do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHL, que explica que o hospital está focado em “dar uma resposta rápida às pessoas que estão em sofrimento”, de forma a “diminuir o impacto traumático desta situação surreal”.

Cláudio Laureano adianta que o apoio está acessível em todos as unidades de saúde do CHL: nos hospitais de Santo André, Bernardino Lopes de Oliveira (Alcobaça) e no Hospital Distrital de Pombal.

A Unidade de Psiquiatria Comunitária está também pronta para intervir sempre que necessário, acrescenta.

Qualquer cidadão ou profissional de saúde ucraniano que “sinta que a saúde mental dos seus filhos possa estar a ser afetada” pelo conflito atual, pode entrar em contacto com o hospital de Leiria através do email pedopsiquiatria@chleiria.min-saude.pt.

Já a população adulta daquela nacionalidade, pode requerer apoio emocional através do seguinte email: sec.Psiquiatria@chleiria.min-saude.pt.  

Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração CHL, sublinha que esta é uma das formas do hospital “ser solidário, tendo em conta o enquadramento europeu particularmente difícil, volátil e com múltiplas consequências, em particular, as mais nefastas para as vidas de tantas vítimas”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados