Assinar
SOS Ucrânia

Chegaram a Leiria mais 40 refugiados da guerra na Ucrânia, com idades entre meses e 75 anos

Os elementos do grupo foram distribuídos pelos municípios de Leiria, Marinha Grande e Pombal

Um grupo de 40 refugiados ucranianos, sobretudo mulheres e crianças, com idades entre meses e 75 anos, chegou ao estádio municipal de Leiria na noite de sábado, dia 19, num autocarro que integrou a “Missão Ucrânia 2022”, iniciativa apoiada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM Região de Leiria).

“Trata-se de um grupo heterogéneo, maioritariamente constituído por mulheres e crianças, duas com apenas alguns meses de vida, até uma senhora com mais de 75 anos”, explica o secretário executivo da CIM Região de Leiria, Paulo Santos.

Os elementos do grupo foram distribuídos pelos municípios de Leiria, Marinha Grande e Pombal, e uma instituição de Mafra/Ericeira vai acolher três famílias compostas por mães com filhos.

A CIM Região de Leiria está, entretanto, “a trabalhar com os representantes da comunidade ucraniana em Portugal, ONG [Organização Não Governamental] e empresas, no sentido de avaliar novas ações de apoio aos cidadãos ucranianos deslocados pela guerra”.

“Esta ação, como outras já realizadas pelos municípios, só são possíveis com o apoio de inúmeras famílias, instituições e empresas da nossa região”, refere Paulo Santos.

“Faço notar que na presente data temos três centenas de ofertas de alojamento, no âmbito da iniciativa SOS Ucrânia/Região de Leiria, às quais acrescem outras tantas organizadas pelas autarquias”, adianta o secretário executivo da CIM Região de Leiria, frisando: “Estamos a realizar uma ação humanitária essencial, mas temos de o fazer com elevado profissionalismo e focados no apoio e integração das pessoas”.

O autocarro partiu pelas 24 horas de domingo, dia 13, e depois foram seis dias de viagem até à Polónia e de regresso a Portugal, “com as emoções à flor da pele e debaixo de condições atmosféricas adversas. Felizmente correu tudo de acordo com o planeado”, adiantou.

O autocarro regressou de Varsóvia na quarta-feira, dia 16, entre a meia-noite e as 01h00. Depois, fez uma paragem na Alemanha, na zona de Düsseldorf, num espaço cedido por uma igreja local, “conseguido através de contactos de uma pessoa de Leiria, que trabalha para o Instituto Goethe, em Lisboa”.

A paragem seguinte, na noite de sexta-feira, dia 18, foi em França, em Biscarrosse, cidade situada perto de Bordéus geminada com Pombal. “Tivemos o apoio da nossa comunidade na diáspora e do município local. Foram inexcedíveis é muito agradecemos a generosidade do Sr. Bernardino, cidadão de Pombal”, realça o secretário executivo da CIM Região de Leiria.

A chegada a Leiria aconteceu no sábado, dia 19, pelas 21 horas.

Este foi o primeiro autocarro de refugiados organizado pela CIM Região de Leiria, e foi enquadrado na “Missão Ucrânia 2022”, liderada pela Associação Serviço e Socorro Voluntário de São Jorge, no concelho de Porto de Mós.

Além dos refugiados, viajaram também representantes da proteção civil e tradutores. E um cão.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados