Assinar
Cultura

Coletiva “Recomeçar” chega dos Encontros da Imagem de Braga para o mimo em Leiria

Ambiente expositivo cruza caixas de luz com instalação sonora para mergulhar o visitante na fruição e reflexão.

Caixas de luz revelam as imagens dos sete fotógrafos mIMO

A exposição coletiva de fotografia contemporânea “Recomeçar” é inaugurada este sábado, dia 26 e março, no mimo – Museu da Imagem em Movimento de Leiria, onde é apresentado o resultado do trabalho de sete fotógrafos e um músico.

O projeto resultado da colaboração com a 30ª edição do Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais | Encontros da Imagem, em Braga, e traz a Leiria produções de artistas residentes da The Cave Photography e de uma artista emergente convidada. A estes junta-se o músico Gustavo Costa, da Associação Cultural Sonoscopia, que apresenta uma instalação sonora.

“Recomeçar” tem como base o tema da edição de 2020 dos Encontros da Imagem de Braga, “Génesis”. “Num ano atípico como este que vivemos atualmente”, frisa o mimo em comunicado, a expsição “convida o público a confrontar-se consigo mesmo e com as suas origens mais perdidas. Ícones antigos ou velhas tradições, pormenores da vida humana”. 

A experiência ganha contornos para lá da fotografia através do ambiente expositivo criado, que vai para lá do formato convencional: o espaço é apenas iluminado pelas caixas de luz de cada uma das obras, convocando o visitante para uma “imersão reflexida no tema proposto”, também pelo contexto sonoro criado.

Com curadoria de Miguel Refresco e Rui Pinheiro, “Recomeçar” acontece a partir do trabalho de Cecília de Fátima,  Fátima Abreu Ferreira, Maria Oliveira, Miguel Refresco, Paulo Pimenta e Rui Pinheiro, artistas residentes da The Cave Photography, e também de Patrícia Afonso – artista emergente convidada -, e do músico Gustavo Costa.

A inauguração no mimo – Museu da Imagem em Movimento acontece este sábado, 26 de março, às 16 horas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados