Assinar
Música

Contrabaixista Eduardo Jordão lança projeto a solo

O músico da Batalha revelou “11381”, o single de estreia da primeira aventura em nome próprio.

Depois de várias participações em projetos culturais de diferentes áreas, o músico da Batalha viaja com o contrabaixo pela música de câmara

Um regresso às origens e às raízes é como Eduardo Jordão explica a mais recente aposta musical enquanto intérprete. Jordão é o primeiro projeto a solo do contrabaixista da Batalha, depois de várias colaborações em projetos como Corvos, Penicos de Prata, Uma Coisa em Forma de Assim, Sara Paço, Não Simão, BuscaPólos, Orquestra Sinfónica Juvenil e Camarata Albert Lissy.

“11381” é o single de estreia que acaba de ser lançado e que marca um regresso a uma estética mais clássica enquanto intérprete e executante de Eduardo Jordão, que iniciou os estudos artísticos no Orfeão de Leiria (em piano), especializando-se depois em contrabaixo no Conservatório de Lisboa (além de ter estudado baixo elétrico no Hot Clube de Portugal.

O primeiro tema em nome próprio procura enfatizar o nascimento de Jordão e “marcar o renascimento do artista a solo, passados 20 anos da sua primeira colaboração discográfica enquanto músico”, avança em comunicado o artista.

O contrabaixista assume a vontade de “contribuir com novo repertório para o instrumento”, dando início a um novo projeto de originais que pretende “celebrar as canções tradicionais e contemporâneas da música portuguesa, em novas sonoridades e partituras”.

Ou seja, o músico lança-se na “ideia de contrapor o virtuosismo pelas simples melodias tradicionais e contemporâneas que tanto nos tocam e apelam às emoções através de um instrumento solista menos usual“.

Estas novas composições para contrabaixo solo e música de câmara apelam ao “registo da viagem pelas origens do músico, o seu percurso e contributo à música portuguesa”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados