Assinar
Cultura

Homenagem à obra de Offenbach e sonoridades de orquestra no arranque do Festival Música em Leiria

Dois concertos marcam o início do festival esta sexta-feira e sábado, no Teatro Stephens, na Marinha Grande.

A associação Plateia Protagonista e o trio À la Joie! apresentam um concerto encenado, em homenagem ao compositor francês Jacques Offenbach Festival Música em Leiria

É no Teatro Stephens, na Marinha Grande, que o 40º Música em Leiria dá os primeiros passos para o tão desejado “regresso à normalidade” pela entidade organizadora, Orfeão de Leiria, mas também pelo público.

A edição de 2022 arranca esta sexta-feira, dia 18, às 21h30, com o espetáculo “Ri-te como Jacques”, numa homenagem ao compositor francês Jacques Offenbach, um dos grandes vultos da ópera cómica.

Neste concerto encenado, a Plateia Protagonista, de Lisboa, e o trio À la Joie! desafiam os espetadores a “viajar pela música como Offenbach viajou pela vida”, lê-se na sinopse.

A intenção é mostrar o mundo musical, artístico e literário que influenciou inúmeros compositores – alguns dos quais interpretados nesta folia – garantindo muita animação, num concerto que é para todos e em que a ópera é tratada “por tu”.

O espetáculo conta com encenação de Paulo Lapa, da associação Plateia Protagonista, e interpretação do trio À la Joie! – Mariana Pacheco (soprano), Tiago Matos (barítono) e Pedro Costa, no piano – e Paulo Lapa, como tenor.

Os bilhetes custam 5 euros e podem ser levantados na Bilheteira da Casa da Cultura, no Teatro Stephens.

A Orquestra de Sopros de Leiria atua este sábado, dia 19, na Casa da Cultura do Teatro Stephens, e promete uma viagem por inúmeras peças, que revelam a evolução da orquestra Foto: Festival Música em Leiria

Entretanto, para quem é fã da sonoridade de orquestras de sopros, o momento reservado para este sábado, dia 19, revela-se imperdível. É que a Orquestra de Sopros de Leiria, sob a direção de Mário Teixeira, apresenta também no Teatro Stephens, um repertório variado, que revela a evolução da literatura para banda de sopros.

Neste espetáculo, o público tem a oportunidade de vivenciar sonoridades contemporâneas da orquestra de sopros, com novos timbres e efeitos sonoros, “misturadas com sons eletrónicos”.

A atuação está marcada para as 21h30 e a entrada é gratuita.

Recorde-se que o início da 40º edição do festival Música em Leiria estava programado para o passado dia 13, pela companhia de dança Paulo Ribeiro, mas foi adiado devido à Covid-19.

O Música em Leiria realiza-se há quatro décadas, desde 1982, e tem vindo a marcar o panorama cultural da região e do país com mais de mil concertos e espetáculos, que levaram acima de 200 grupos e artistas estrangeiros e 1.500 nacionais a salas, auditórios, museus, igrejas e praças de Leiria e dos municípios vizinhos.

A edição deste ano surge com uma programação recheada, que leva música e dança a Leiria, Batalha, Porto de Mós, Pombal e Marinha Grande.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados