Assinar
Leiria

Novo bispo toma posse e assegura que chega à diocese com um “sonho”, “liberdade, disponibilidade e esperança”

Posse de José Ornelas aconteceu esta tarde na Sé de Leiria

Chega a uma Igreja que “vive num tempo novo e com antigos e novos desafios”. Foi desta forma que o novo bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, encarou o seu novo desafio à frente da diocese.

O novo bispo, que esta tarde tomou posse, desejou para Leiria-Fátima, “uma Igreja de participação ativa de todos”, em “saída missionária, próxima dos mais fragilizados e excluídos da terra, acolhedora do estrangeiro e do que é diferente, como sinal e laboratório de um mundo melhor”.

Embora não falte quem ache que “a Igreja envelheceu, que não tem futuro”, José Ornelas assegura que “vive num tempo novo e com antigos e novos desafios”, apontou na homilia que proferiu esta tarde, na missa de posse, na Sé de Leiria.

À plateia, o novo bispo assegurou que chega à diocese sem “agenda nem programa feitos”. “Chego hoje aqui, vindo da Igreja de Setúbal, que saúdo com muita amizade no Coração do Senhor, pois a trago também no coração e numa sentida saudade que ficará para a vida”.

Aliás, José Ornelas acrescentou que a sua chegada é feita com “com muita liberdade, disponibilidade e esperança”.

Para além de tudo isso, o novo bispo, que também lidera a Conferência Episcopal Portuguesa, revelou chegar à diocese com um sonho: “É aquele para o qual o Papa Francisco convocou toda a Igreja em processo sinodal: a reunião de irmãos e irmãs, que se colocam à escuta da Palavra de Deus e do seu Espírito, para formarem uma Igreja em comunhão apesar da diversidade dos que a compõem; uma Igreja de participação ativa de todos, segundo os carismas e funções de cada um; uma Igreja em saída missionária, próxima dos mais fragilizados e excluídos da terra, acolhedora do estrangeiro e do que é diferente, como sinal e laboratório de um mundo melhor”.

A posse de José Ornelas marca a substituição de António Marto. O cardeal pediu a resignação. O seu substituto referiu espera ser “digno de continuar a ação iluminada, cordial e próxima com que [António Marto] serviu esta Diocese”.

Na cerimónia que arrancou pelas 16 horas, marcaram presença, entre outros, a ministra da Justiça e o secretário de Estado da Saúde.

“Quero sublinhar a satisfação pelo significado da sua presença [de Francisca Van Dunem e António Sales] e a importância de vivermos num país que sabe reconhecer a liberdade dos seus cidadãos e a importância da expressão privada e pública das suas opções espirituais e religiosas”, afirmou.

José Ornelas, de 68 anos, foi nomeado bispo de Setúbal em 24 de agosto de 2015, substituindo no cargo Gilberto Canavarro dos Reis, sendo presidente da CEP desde 16 de junho de 2020.

Natural do Porto da Cruz, na ilha da Madeira, onde nasceu em 05 de janeiro de 1954, fez o seu percurso religioso na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), tendo sido ordenado padre em 09 de agosto de 1981.

Foi superior da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, cargo que assumiu em 01 de julho de 2000, tendo sido eleito superior geral dos Dehonianos em 27 de maio de 2003, cargo que ocupou até 06 de junho de 2015.

Especialista em Ciências Bíblicas, doutorado em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, José Ornelas chegou a fazer formação missionária em Moçambique.

Quanto ao cardeal António Marto, que completa 75 anos no próximo mês de maio, nasceu em Tronco, Chaves, em 05 de maio de 1947, tendo estudado nos seminários de Vila Real e Maior do Porto, sendo ordenado padre em Roma, em 07 de novembro de 1971.

Foi nomeado bispo auxiliar de Braga em 10 de novembro de 2000, depois bispo de Viseu, em 22 de abril de 2004, e bispo de Leiria-Fátima, em 22 de abril de 2006.

Como titular da diocese de Leiria-Fátima recebeu no Santuário da Cova da Iria os papas Bento XVI, em 2010, e Francisco, em 2017, no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima e da canonização dos videntes Francisco e Jacinta Marto.

Com agências

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados