Assinar
Sociedade

José Augusto Rodrigues nomeado pároco de Leiria e da Cruz da Areia

Já o padre Fábio Bernardino assume as paróquias de Vermoil e de Meirinhas. Estas são algumas das alterações efetuadas pelo bispo de Leiria-Fátima em várias paróquias da diocese.

José Augusto Rodrigues (ao centro na foto) cessa funções como reitor do Seminário Diocesano de Leiria Foto de arquivo

O padre José Augusto Rodrigues, de 51 anos, até à data reitor do Seminário Diocesano de Leiria, vai substituir Fábio Bernardino na liderança das paróquias de Leiria e da Cruz da Areia.

A nomeação por parte de José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, foi divulgada esta semana, e sucede à já anunciada substituição do vigário-geral da diocese Jorge Guarda pelo padre Manuel Armindo Janeiro, que assume também o cargo de reitor do Seminário.  

Já o padre Fábio Bernardino – que assumiu em outubro passado o cargo de administrador daquelas duas paróquias substituindo Gonçalo Diniz, que pediu dispensa de funções por motivos de saúde – foi nomeado pároco de Vermoil e de Meirinhas, concelho de Pombal.

Com esta alteração, Orlandino Bom responsável por estas duas paróquias, transita para as do Coimbrão e de Monte Redondo, concelho de Leiria, e que eram, até ao momento, administradas pelos padres Sérgio Fernandes – pároco de Carvide e de Vieira de Leiria – e João Feliciano – pároco da Bajouca e de Carnide -, respetivamente.

Através do mesmo decreto, José Ornelas nomeou Jorge Guarda pároco da paróquia de Nossa Senhora da Piedade, de Ourém, e administrador paroquial em Gondemaria, cargos assumidos até à data por Armindo Janeiro.

O padre Tiago Silva cessa, por sua vez, funções como vigário paroquial da Batalha e de Reguengo do Fetal para assumir o cargo em Leiria e Cruz da Areia.

Já Ailton Lopes substitui o padre Charlie Bardaje como pároco “in solidum” das paróquias de Minde e Serra de Santo António, por indicação do Superior Provincial dos Missionários do Verbo Divino (SVD).

Estas nomeações entram em vigor à data da tomada de posse dos novos cargos, em data a acordar entre quem os deixa e os assume, adianta José Ornelas, dando conta que outras “nomeações complementares de ofícios pastorais serão oportunamente dadas a conhecer no mês de setembro”.

No ofício datado de 13 de julho, dia que assinala o aniversário da dedicação da Catedral da Diocese, o bispo avança ainda que as mudanças efetuadas “são propositadamente contidas, a fim de que se possa proceder, ao longo do próximo ano, a uma reflexão sobre a organização da vida e missão da nossa Igreja Diocesana”. Agradece ainda aos sacerdotes que cessam funções bem como aos que “intensificaram o serviço que já prestavam para assegurarem o cuidado pastoral, como administradores paroquiais, às comunidades que ficaram sem os seus párocos, já depois de ter começado o ano pastoral”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados