Assinar
Mercado

Oceano Fresco lança primeira embarcação à água

Embarcação para apoio à aquacultura de bivalves, em mar aberto, foi totalmente construída nos estaleiros da Penimar, em Peniche.

A embarcação começou a ser construída há dois anos. Na quinta-feira, dia 10, a “Oceano Fresco I” entrou em contacto, pela primeira vez, com a água do Atlântico, a partir do porto de Peniche, numa cerimónia acompanhada pelo ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos,

A embarcação de apoio à aquicultura, e que recebe o nome do grupo, irá apoiar a aquacultura de bivalves para a Puromar Lda., sediada na Nazaré, do grupo Oceano Fresco, e pretende reforçar a capacidade operacional no cultivo sustentável de bivalves em mar aberto.

A construção da embarcação, que levou dois anos, recebeu o apoio financeiro do Programa Operacional Mar2020, e foi realizada integralmente em Portugal, liderada pela Penimar – Reparação e Construção Naval, Lda., em Peniche.

Em agosto de 2020, a empresa iniciou a produção de sementes de amêijoa no Centro Bio Marinho na Nazaré, um projeto pioneiro a nível europeu, que incluiu a maternidade dos bivalves e um laboratório para Investigação de Desenvolvimento, para o qual conta também com o apoio do Fundo Azul (num valor de investimento total de cerca de 640 mil euros).

Além do ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participaram na cerimónia de lançamento à água
da embarcação, no Cais das Gaivotas, em Peniche, o presidente da Câmara de Peniche, Henrique
Bertino, a diretora-geral de Política do Mar, Helena Vieira, e a gestora do Programa
Operacional Mar2020, Dina Ferreira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.