Assinar
SOS Ucrânia

Voluntários de Leiria que seguem em caravana humanitária “estão cansados” mas “super motivados”

Casal de motoristas que conduz camião com 20 toneladas de bens para ajudar refugiados ucranianos está na Eslovénia. Restante comitiva de Leiria deve juntar-se esta noite.

Renato Alexandre e Ana Santos são os motoristas que levam o primeiro camião que saiu de Leiria com bens para a Ucrânia

“A viagem está a correr muito bem” e todos os elementos que integram a caravana “estão super motivados”.

As palavras são de Ana Santos, um dos elementos do casal de motoristas que, na passada quinta-feira, saiu de Leiria com um camião carregado com cerca de 20 toneladas de bens com destino à fonteira da Hungria com a Ucrânia.

“Tanto nós como os restantes elementos da caravana estão super motivados apesar de acreditar que alguns já começam a acusar o cansaço, pois não estão habituados a tantos quilómetros em tão poucas horas, mas o sentido de obrigação vence tudo”, conta Ana Santos, de 35 anos, ao REGIÃO DE LEIRIA.

O camião está atualmente na Eslovénia, a cerca de 814 km do destino, que não está a ser revelado por questões de segurança da própria comitiva e para proteção dos bens. O casal irá fazer uma paragem pelas 12h30 locais, este sábado, na Eslovénia e aguardar pelas restantes viaturas da caravana que saiu ontem de Leiria.

As três carrinhas, que circulam com bens, está atualmente na zona do sul de França. “Contamos já estar todos juntos esta noite, para descansar um pouco e amanhã conseguirmos fazer os últimos quilómetros”, afirma Ana Santos.

A rota não é desconhecida para a motorista que já está habituada a fazer estas viagens de longa distância, para o leste da Europa, com o companheiro, Renato Alexandre, de 34 anos. Naturais de Coimbra, são funcionários da Barrinho Transportes (BT), empresa sedeada na Loureira, em Santa Catarina da Serra, no concelho de Leiria, que cedeu o camião para a causa solidária.

“É impossível não sentir orgulho quando chegamos aqui [a Leiria] e vemos esta movimentação toda, ver o que os portugueses são capazes de fazer quando é para ajudar. É impossível não sentir orgulho”, partilhou Renato Alexandre no dia da partida. “Vale a pena o esforço e é o mínimo que podemos fazer [para ajudar]”, acrescentou.

Veículo pesado leva 32 caixas de artigos de higiene, 394 de roupa térmica, 138 de bens alimentares, 47 de artigos de saúde e 17 de acessórios, num total de 26 paletes. Foto Joaquim Dâmaso

Pelo caminho, o casal de motoristas tem-se cruzado com outras caravanas de ajuda humanitária, a maioria com destino à Polónia, onde o número de refugiados é maior.

“Há um outro camião que saiu da zona de Lisboa mas chegará talvez na terça feira, pelas informações que temos, através de outros colegas que seguem com ajuda humanitária. A maioria dos camiões estão a ser dirigidos para a Polónia que, segundo os meios de comunicação, é a fronteira onde o número de refugiados é maior”, explicam os motoristas voluntários, que se mostram disponíveis para repetir a viagem, se necessário.

A hora de chegada da comitiva de Leiria ao destino está prevista para as 22 horas (hora local) deste domingo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados