Assinar
Cultura

Coros infantis atuam esta segunda-feira no Santuário de Fátima

Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, Grupo Coral Infantojuvenil da Paróquia de Beiriz e o Coro de Pequenos Cantores de Esposende

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe esta segunda-feira, dia 25, o XII Encontro de Coros Infantis, com a participação da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, do Grupo Coral Infantojuvenil da Paróquia de Beiriz e do Coro de Pequenos Cantores de Esposende.

“Esta iniciativa pretende promover e valorizar a prática musical religiosa de crianças e jovens, através de uma dinâmica de intercâmbio e enriquecimento de experiências e conhecimentos, com outras formações corais, diferentes realidades e modelos de trabalho”, explica o Santuário de Fátima.

O programa começa com a participação da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, que vai interpretar uma música em primeira audição absoluta. Em seguida, o Grupo Coral Infantojuvenil da Paróquia de Beiriz interpretará seis músicas.

Por fim, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende fará a interpretação de mais cinco temas, o que antecede a interpretação conjunta pelos três grupos da música “Pastorinhos da Virgem Maria”.

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima é o coro infantojuvenil do Santuário de Fátima. Foi criado em 2003 com o intuito principal de animar a Peregrinação Nacional das Crianças, que tem lugar anualmente no dia 10 de junho. Atualmente, toma parte na programação regular do Santuário de Fátima e participa em concertos no país e no estrangeiro.

O Grupo Coral Infantojuvenil da Paróquia de Beiriz existe desde novembro de 2015, sendo atualmente composto por vinte coralistas com idades compreendidas entre os 7 e os 18 anos. O propósito do início do grupo coral foi o de proporcionar o canto e a música litúrgica na celebração da Eucaristia. Não se limitando somente a animar as Eucaristias, o grupo coral conta já com a participação em algumas iniciativas sócio-culturais.

O Coro de Pequenos Cantores de Esposende surge em finais de 2009, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Esposende e a Escola de Música de Esposende. O CPCE gravou o seu primeiro disco em 2013, “Mudam-se os Tempos”.

O encontro começa às 15h30 e tem entrada livre.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.