Assinar
Cultura

Leirena envolve alunos na criação de espetáculos sobre alterações climáticas e igualdade de género

O resultado das residências do projeto Clim’arte, em Leiria, estão a ser apresentados nas escolas. Já os espetáculos de “Colmeia”, dedicados à igualdade de género, são revelados este domingo, dia 9, em Alvaiázere.

Desde o final de março, crianças do 1º ciclo de 10 escolas do concelho de Leiria têm criado espetáculos sobre "adaptação às alterações climáticas" CIA Leiria

Há muito que as alterações climáticas são discutidas por cientistas, e não só, em convenções e noutros fóruns, a nível local e global. Por Leiria, o tema está a chegar aos mais novos também através das artes dramáticas. Trata-se da 4ª edição do projeto Clim’arte, criado pelo Leirena Teatro em parceria com o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria e o município.

Desde 28 de março que a companhia de teatro de Leiria tem trabalhado com crianças do 1º ciclo de dez escolas do concelho, desafiando-as e envolvendo-as na produção de dez espetáculos a partir do tema “Adaptação às alterações climáticas”.

Os resultados da residências nas escolas básicas de Agodim, Bouça, Milagres, Arrabalde, Santa Eufémia, Capuchos e Barosa, bem como do Centro Escolar da Barreira estão a ser apresentados aos colegas em cada uma das instituições. Já as peças criadas na EB1 Outeiro da Fonte e na EB1 Souto da Carpalhosa são reveladas esta sexta-feira, dia 8, no Teatro Miguel Franco (em Leiria), igualmente apenas para os pares da escola.

Paralelamente, em Alvaiázere, no âmbito da semana da educação, 80 crianças e adolescentes do Agrupamento de Escolas vestiram a pele de atores para criar, igualmente por iniciativa do Leirena, cinco espetáculos comunitários sobre “Igualdade de Género”. Os trabalhos nascidos do projeto “Colmeia” são revelados domingo, dia 9, na Casa da Cultura daquele município do distrito de Leiria.

Mas não são só os miúdos que foram desafiados pelo Leirena a representar. A comunidade do concelho de Porto de Mós está a dar corpo e voz à “Via Sacra” sob a orientação do Leirena, numa parceria com a paróquia do concelho. A recriação bíblica é dada a conhecer no próximo dia 15, às 16 horas, na Igreja de São Pedro, durante as celebrações da Semana Santa de Porto de Mós.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados