Assinar
Desporto

Leiria e Marinha Grande vão ter “as melhores Fases Finais de sempre do desporto universitário”

Competição organizada pelo Politécnico de Leiria, enquanto clube da FADU, vai decorrer entre 16 e 27 de maio, nos concelhos de Leiria e Marinha Grande.

FADU

A fasquia está elevada: entre os dias 16 e 27 de maio, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) vão decorrer nos concelhos de Leiria e da Marinha Grande, numa organização, pela primeira vez, do Politécnico de Leiria e todas as entidades parceiras apontam que estas podem ser “as melhores fases finais de sempre do desporto universitário”.

Ontem, ao final da tarde, a praça Rodrigues Lobo, em Leiria, acolheu o sorteio dos grupos das cinco modalidades em competição – andebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol – e foram conhecidos os 27 clubes que estarão presentes na competição, num total de 144 jogos e mais de 250 horas de competição.

“O Politécnico de Leiria, enquanto instituição de ensino superior pública global, mas com foco regional, assume valores importantes, em que as competências técnicas e científicas são determinantes para o sucesso e para o futuro dos nossos estudantes, os futuros profissionais, estando o futuro efetivamente nas mãos deles. Acreditamos claramente que há valores de cidadania que têm de ser trabalhados para que, no futuro, com essas competências transversais e com as competências de relacionamento social, os estudantes sejam melhores cidadãos e melhores profissionais. E o desporto, no ensino superior, também contribui para isso”, afirmou Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.

“Ninguém tenha dúvidas que estas vão ser as melhores Fases Finais de sempre do desporto universitário, sendo com honra que acontece pela primeira vez na história em Leiria e na Marinha Grande”, concluiu Rui Pedrosa.

André Reis, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) também considerou que estas “fases finais vão ser inesquecíveis”.

“A opção por Leiria e pela Marinha Grande foi por mérito e competência do Politécnico de Leiria enquanto clube da FADU, que ao longo dos últimos anos tem feito um excelente trabalho na área do desporto. Foi também pelas cidades de Leiria e Marinha Grande, pelo trabalho que fazem ao nível do desporto. Já tive oportunidade de visitar praticamente todas as infraestruturas desportivas que vão receber as provas e é também importante percebermos que nestes municípios existem muitas instalações desportivas com qualidade”, disse.

O responsável lembrou ainda que este é o primeiro evento no período pós-pandemia e onde as máscaras já não serão utilizadas. “Ao longo destas últimas épocas não tem sido possível termos uma época normal, sendo este o primeiro evento pós-pandemia, em que reunimos todas as condições para retomar verdadeiramente o desporto universitário e a festa do desporto universitário. Também estou convencido que poderemos ter aqui as melhores fases finais de sempre. Estamos todos a trabalhar para isso”, realçou.

Na cerimónia esteve também presente a diretora-geral do Ensino Superior, que valorizou a importância do desporto e da prática desportiva entre a comunidade estudantil.

“Ao promover o desporto universitário estamos a contribuir para um ensino superior mais saudável, mais internacionalizado, mais inclusivo e mais multicultural. O desporto vence barreiras, de raça, de cor, de religião e de língua, facilitando a integração e inclusão de todos e todas. Agradeço, por isso, à FADU e a todos o forte envolvimento em prol de mais desporto universitário e melhor ensino superior”, sublinhou Maria da Conceição Bento.

No âmbito das Fases Finais dos CNU serão atribuídos nove títulos de campeão nacional universitário. A competição inicia-se com a realização de seis play-offs, face à participação da Associação Académica da Universidade dos Açores, que já não disputava Fases Finais dos CNU há vários anos.

Os vencedores das Fases Finais ficarão apurados para, ainda este ano, representarem Portugal nos Jogos Europeus Universitários, que decorrem entre 17 e 30 de julho, na Polónia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados