Assinar
Nazaré

Nazaré recria tradições no fim de semana de Páscoa

Jogos tradicionais e desfiles de folclore vão preencher o fim de semana prolongado da Páscoa

foto de grupo folclórico a atuar na marginal da Nazaré

Na Nazaré, o fim de semana de Páscoa vai ser preenchido com a recriação de várias tradições. Durante os dias 15, 16 e 17 de abril, jogos antigos como a banca, a bilha ou o peão, vão ser dados a conhecer às gerações mais novas, como forma de os preservar, explica Manuel Sequeira, vereador da Cultura, citado em nota de imprensa.

As iniciativas da “Páscoa 2022” começam na Sexta-feira Santa, a partir das 15 horas, com jogos tradicionais na Avenida da República (marginal norte). Às 21h30, o Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré leva à cena, no Centro Cultural da Nazaré, a peça de teatro “Sexta-feira de Paixão”, da autoria do autor nazareno Fernando Ybarra, que evoca tradições e histórias locais, passadas nas ruas, esquinas e na epopeia da pesca do bacalhau.

No sábado, o Festival de Folclore do Rancho Tá-Mar da Nazaré é a principal atração. Realiza-se a partir das 15 horas, com o tradicional desfile dos grupos folclóricos convidados (Rancho Folclórico do Carregado, Rancho Folclórico S. Pedro da Raimonda, Rancho Folclórico S. João do Casal de Comba e Rancho Regional de S. Salvador da Folgosa), seguido das atuações no palco, em frente à Praça Sousa Oliveira.

O desfile etnográfico do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré está marcado para as 15 horas de domingo, 17 de abril, com partida do Centro Cultural da Nazaré e chegada à Praça Sousa Oliveira.

Manuel Sequeira sublinha, na mesma nota, que “este é um dos eventos do cartaz de animação da Páscoa mais participados. A Nazaré é, por esta altura, também muito procurada por turistas que procuram experiências autênticas, proporcionadas por esta recriação de memórias de outros tempos”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados