Assinar
Música

Opus em estreia para festejar 75 anos de Orfeão de Leiria

Festival Música em Leiria com quatro propostas para os próximos dias, com destaque para apresentação da encomenda feita ao compositor Carlos Marques.

Orquestra de Sopros de Leiria interpreta pela primeira vez obra encomendada de Carlos Marques Orfeão de Leiria

Aproximam-se dias cheios para o festival Música em Leiria, que apresenta quatro propostas até quarta-feira. O destaque é a estreia de “Abertura Opus 75”, obra inédita encomendada para festejar os 75 anos do Orfeão de Leiria.

A composição é da autoria de Carlos Marques e terá estreia absoluta pela Orquestra de Sopros de Leiria, domingo, 10 de abril, às 18 horas, no Teatro José Lúcio da Silva. O próprio Carlos Marques vai dirigir, como maestro convidado, a orquestra que integra meia centena de elementos. No programa constam, além da “Abertura Opus 75” e de outra peça de Carlos Marques, obras de Mackey e Maslanka.

Antes, no sábado, dia 9, Música em Leiria leva à Igreja do Mosteiro da Batalha uma homenagem Brahms, por ocasião dos 175 anos da morte do compositor alemão. A partir das 21h30, a interpretação é da Orquestra Filarmonia das Beiras, com Coro e Orquestras do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Serão solistas a soprano Isabel Alcobia e o barítono Eduardo Portugal.

Já na próxima semana, terça-feira, dia 12, o Coro do Orfeão de Leiria & Camerata do Orfeão de Leiria reinterpretam “Missa brevis”, de Jacob de Haan, em Porto de Mós, em concerto na Igreja de São Pedro. O espetáculo tem início marcado para as 21h30.

De volta a Leiria, na quarta-feira, dia 13, acontece o espetáculo que estava previsto abrir o festival do Orfeão e que foi adiado. Desta vez há lugar à dança, com “Segunda 2”. No Teatro José Lúcio da Silva, a Companhia Paulo Ribeiro apresenta um exercício em que a coreografia se desafia a si própria, colocando-se no limiar da falha – aqui encarada como aliada e não enquanto adversária.

Com exceção de “Segunda 2”, cujos bilhetes custam 10 euros, todos os restantes espetáculos têm entrada gratuita. O festival Música em Leiria prossegue com programação principal até 23 de abril.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados