Assinar
Pombal

Pombal assinala ‘25 de abril’ com música, arte e desporto

Para o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, “este é um momento importante para valorizar a liberdade”

De 20 a 25 de abril, as ruas da cidade de Pombal vão encher-se de música e arte, para assinalar o dia 25 de abril e a conquista da liberdade. Este ano, o município de Pombal decidiu assinalar este dia histórico com um conjunto de ações culturais, artísticas e desportivas.

O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, afirmou que “este é um momento importante para valorizar a liberdade” e para “salientar a importância que a cultura tem nesta mesma liberdade” e destaca a programação “diversificada” destas comemorações. “É uma programação muitíssimo rica na sua diversidade”, sublinhou.

As comemorações têm a duração de quatro dias e envolvem vários concertos, no âmbito do festival de música “Oh da Praça”, exposições de pintura, street art e banda desenhada, provas de trail running, e uma conferência sobre o papel do 25 de abril para a liberdade de imprensa, promovida com o apoio da Associação Portuguesa de Imprensa (API).

O programa tem início com o arranque do Festival “Descobre o teu interior”, no dia 20, “um dos primeiros festivais itinerantes do País” e que integra vários concelhos de Portugal. Pedro Pimpão antecipou que este é um festival que pretende associar “o conhecimento etnográfico, cultural e gastronómico” e que terá como “pano de fundo” as freguesias da Redinha e de Abiul.

Das várias realizações que constam no programa, o autarca destaca a conferência organizada em parceria com a API, no dia 21, com a participação dos jornalistas Manuel Queiroz, Júlio Magalhães e Patrícia Duarte, iniciativa que visa “valorizar o impacto da liberdade de imprensa na comunidade”.

O dia 22 ficará marcado pelo “Parlamento Municipal dos Jovens”, que pretende “fomentar a cidadania infanto-juvenil”.

A sétima edição do ‘Trail Running Pombal-Sicó’ decorre no dia 24 e, este ano, inclui três provas distintas – o trail longo e o trail curto, e uma caminhada – que irão percorrer os vários trilhos das freguesias da Redinha, Pelariga e Vila Cã. Esta é uma prova solidária, já que 100 por cento dos lucros revertem a favor dos Bombeiros Voluntários e Pombal.

A cerimónia “evocativa do 25 de abril” decorre no dia 25, seguida a inauguração da exposição “25 de abril: Uma revolução em banda desenhada” e do lançamento do livro “Salgueiro Maia – Um homem da liberdade.”

Neste mesmo dia, é inaugurado o espaço “Almirante António Silva Ribeiro” dedicado ao espólio literário que foi cedido à Biblioteca Municipal, pelo Chefe de Estado Maior das Forças Armadas.

Destaques do Programa

Dias 20 e 21
Festival “Descobre o teu interior” É um dos primeiros festivais itinerantes do País e inclui várias atividades culturais, etnográficas e gastronómicas. Saiba mais em: gerador.eu/descobre-o-teu-interior-2022

Dia 21 (às 14h30)
Conferência: “O papel do 25 de abril no renascimento e consolidação da liberdade de imprensa em Portugal” É uma iniciativa promovida pelo Município de Pombal, em parceria com a Associação Portuguesa de Imprensa.

Dia 23 (às 21h)
Canções pela Liberdade Um concerto que apresentará a recriação de algumas das músicas mais emblemáticas alusivas ao 25 de abril, de autores como Zeca Afonso e Sérgio Godinho, pelo Coro Infantil e Juvenil de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados