Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Mercado

“Primeiro projeto de energia solar flutuante” vai ser construído na barragem do Cabril

Vai fornecer energia verde equivalente ao consumo de 70.300 habitantes e a “Voltalia garantirá o desenvolvimento, construção e operação da central”

FOTO: Joaquim Dâmaso

A Voltalia, uma empresa internacional de energias renováveis, acaba de anunciar que “ganhou o primeiro projeto de energia solar flutuante em Portugal”, a instalar na barragem do Cabril, no Rio Zêzere, entre os concelhos de Pedrógão Grande (distrito de Leiria) e Sertã (Castelo Branco).

“O projeto foi ganho num leilão organizado pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, representa uma capacidade total entre 33 e 40 megawatts, dependendo da otimização final, e um contrato de venda de energia de 15 anos”, adianta a empresa.

Com 33 hectares, a central vai fornecer energia verde equivalente ao consumo de 70.300 habitantes e a “Voltalia garantirá o desenvolvimento, construção e operação da central”.

“A expectativa é de que o projeto seja comissionado até 2026. As receitas serão suportadas por um contrato de 15 anos atribuído pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, prevendo um preço de 41.025 euros por megawatt-hora”, adianta em comunicado.

João Amaral, diretor da Voltalia em Portugal

“Estamos muito orgulhosos por aumentar o nosso próprio portfólio em Portugal e o nosso negócio de clientes terceirizados. Estamos ansiosos para construir nossa primeira central solar flutuante, que criará novas oportunidades nesta área e noutros países onde a Voltalia está ativa”, adianta o CEO da Voltalia, Sébastien Clerc.

“Ao beneficiar de níveis excecionais de sol e água refrigerando os painéis e evitando o superaquecimento, o projeto será altamente eficiente e garantirá um alto retorno”, destaca, por seu turno, diretor da Voltalia em Portugal, João Amaral.

No total, a empresa e a sua subsidiária Helexia têm 270 colaboradores em Portugal. O grupo conta com mais de 1.300 colaboradores e está presente em 20 países de três continentes.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.