Assinar
Sociedade

PSP deteve três suspeitas de 12 crimes de furto no distrito de Leiria

Detidas vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial na quarta-feira para a eventual aplicação de medidas de coação.

Foto de material apreendido pela PSP Leiria

Três mulheres suspeitas da prática de 12 crimes de furto no distrito de Leiria foram detidas pela PSP, anunciou hoje o Comando Distrital.

Em comunicado, o Comando Distrital de Leiria da PSP referiu que deteve na segunda-feira, em Aveiro, fora de flagrante delito, três mulheres, com idades entre os 18 e os 25 anos, pela prática de crimes de furto qualificado.

“No decurso de uma investigação que dura há cerca de um ano, foi possível apurar que o grupo agora detido se dedicava à prática de furtos em residências. Depois de selecionadas as residências alvo, as suspeitas, aproveitando a ausência dos proprietários, introduziam-se no interior das mesmas, sem provocar qualquer dano, e subtraíam, essencialmente, objetos em ouro e numerário”.

Segundo a PSP, as suspeitas “denotavam um elevado grau de organização”, adotando diversas medidas em vista à sua não identificação ou localização por parte das autoridades.

Na sequência da operação, foi apreendido cerca de 3.000 euros em numerário, várias peças em ouro, algumas chaves de residências e de viaturas, várias moedas de coleção e a viatura em que se faziam transportar.

As detidas vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial na quarta-feira para a eventual aplicação de medidas de coação.

À agência Lusa, o comissário André Serra explicou que as mulheres, estrangeiras, são suspeitas de 12 furtos.

“Com os objetos recuperados, as suspeitas podem vir ainda a ser associadas a outros furtos”, disse o comissário da PSP.

Sobre o modo de atuação, André Serra afirmou que “faziam vigilância e observavam o comportamento das pessoas, aproveitando quando não estava ninguém em casa e a porta estava no trinco e não fechada à chave” para concretizar os furtos.

“Observavam e certificavam-se de que ninguém estava em casa tocando à campainha”, declarou, acrescentando que a investigação da PSP prossegue.

André Serra aconselhou os cidadãos a “trancarem sempre a porta com as voltas todas da chave” e, em caso de suspeita de furto, chamar sempre a polícia.

No caso de irem de férias, o comissário recomendou às pessoas que “minimizem ao máximo os sinais de ausência”, pedindo, por exemplo, a alguém que recolha a correspondência e que possa ir a casa ver se está tudo bem.

O comissário pede ainda que os cidadãos digam ao menor número possível de pessoas que se vão ausentar.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados