Assinar
Leiria

Sol e calor já convidam à praia e autoridades aconselham “comportamentos de segurança”

Leiria chega hoje aos 27 graus. Caso a opção para este fim de semana passe pela costa, a Autoridade Marítima Nacional apela à adoção de “comportamentos de segurança”.

O mês de abril despede-se, na região, com temperaturas que convidam a uma ida à praia. Em Leiria, os termómetros atingem, este sábado, os 27 graus e o céu permanecerá limpo. Caso a opção para este fim de semana passe pela costa, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) apela à adoção de “comportamentos de segurança”.

Podemos não estar no verão, mas pelo menos neste sábado, o estado do tempo na região permite recordar a estação do ano que mais nos impulsiona para idas rumo ao litoral, aproveitando a costa, a areia, o sol. Com 27 graus de temperatura máxima previstos para hoje em Leiria, não será de estranhar que uma ida à praia caia nos planos de muitos.

O mar estará relativamente calmo, com ondulação a rondar um metro, de oeste, ainda que os 15 graus de temperatura da água do mar possam suscitar algumas interrogações e dúvidas na hora de mergulhar. Ainda assim, perante este cenário, a Autoridade Marítima Nacional lançou esta sexta-feira o apelo: se for à praia, tenha cautela.

A previsão do estado do tempo, lembra a AMN, “aponta para um aumento das temperaturas neste fim de semana, conforme indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, pelo que a Autoridade Marítima Nacional aconselha a população a adotar um comportamento de segurança numa eventual ida à praia ou zonas costeiras, evitando expor-se desnecessariamente ao risco”.

Esta autoridade recorda que “a grande maioria das praias portuguesas não se encontram vigiadas nesta altura do ano, isto é, não têm o dispositivo de segurança balnear disponível na sua plenitude”. Consequentemente, “a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada, pelo que a população deverá ter um comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco”.

Na prática, há um conjunto de conselhos que podem ajudar, evitando estragar um dia de lazer na costa. A AMN enuncia-os: “vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto; manter-se hidratado(a); tomar refeições ligeiras; respeitar os períodos de digestão; evitar as horas de maior exposição solar (11h – 16h); caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entrar e pedir ajuda através do 112”.

Estes são, verdadeiramente, conselhos que podem ser aplicados durante toda a época balnear. E embora o tempo para a praia, neste fim de semana, se deva resumir a este sábado, – uma vez que no domingo a temperatura deverá descer de forma relativamente acentuada na região, com Leiria a ficar-se pelos 19 graus – o certo é que as previsões apontam para nova melhoria do estado do tempo no final da semana. Tudo indica que o sol e as temperaturas a fazer lembrar o verão, regressam no próximo fim de semana.

Nessa altura, como agora, esta lista de precauções pode revelar-se preciosa, caso se opte por usufruir da primavera com uma pitada de verão, na praia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados