Assinar
Ambiente

31 praias da região de Leiria distinguidas pela Quercus com “Qualidade de Ouro”

A lista divulgada esta terça-feira inclui três praias interiores – Ana de Aviz, Cabril e Agroal – e 27 costeiras.

As praias Ana de Aviz, em Figueiró dos Vinhos, e Cabril, em Pedrógão Grande, entraram este ano na lista ALDEIAS DE XISTO

Trinta e uma praias da região de Leiria recebem este ano a classificação de “Qualidade de Ouro”, atribuída pela associação ambientalista Quercus. No total são mais quatro do que no ano passado, tendo saído quatro e entrado oito na lista divulgada esta terça-feira.

Algumas das praias que tinham perdido a distinção no ano passado voltaram a integrar a listagem, como são os casos das praias Pedras Negras e Praia Velha, ambas no concelho da Marinha Grande, Pedrógão Sul e Pedrógão Centro, em Leiria, e Nazaré.

Idêntica classificação foi também atribuída às praias de Vale de Janelas, em Óbidos, e a duas praias interiores: Ana de Aviz, em Figueiró dos Vinhos, e do Cabril, em Pedrógão Grande.

Entre as saídas, contam-se as de S. Pedro de Moel, na Marinha Grande, Praia d’El Rei, em Óbidos, e Porto de Areia Sul, em Peniche (ver lista completa abaixo).

A nível nacional, foram distinguidas 440 praias, um “valor recorde na história deste galardão”, destaca a Quercus. No total, contam-se mais 47 praias face ao ano passado, tendo a região Centro registado a maior subida (mais 23 praias).

Além de 359 praias costeiras e nove de transição, foram também contempladas 72 zonas balneares interiores, um “número inédito”, segundo a associação.

De acordo com os critérios definidos em 2022, explica a Quercus em comunicado, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” têm de ser respeitados alguns parâmetros, nomeadamente a qualidade da água “excelente” nas últimas quatro épocas balneares (de 2017 a 2020), além de na última época balnear não ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Excecionalmente, e porque “até ao fecho da listagem, não foi divulgada publicamente a classificação das águas balneares em relação ao ano de 2021, as atribuições atuais das Praias Qualidade de Ouro 2022 [no que toca à qualidade da água] consideram apenas os últimos quatro anos conhecidos”, explica a Quercus.

Também todas as análises realizadas na última época balnear devem ter resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares. Isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml (unidade formadora de colónias/mililitro) para os enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli; e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respetivamente.

Praias da região com Qualidade de Ouro em 2022

  • Alcobaça: Água de Madeiros; Légua; Paredes de Vitória; Pedra do Ouro; Polvoeira; São Martinho do Porto
  • Caldas da Rainha: Foz do Arelho-Lagoa; Praia do Mar
  • Figueiró dos Vinhos: Ana de Aviz
  • Leiria: Pedrógão Sul; Pedrógão Centro
  • Marinha Grande: Pedras Negras; Praia Velha
  • Nazaré: Salgado; Nazaré
  • Óbidos: Bom Sucesso (Lagoa Óbidos); Vale de Janelas; Rei do Cortiço
  • Ourém: Agroal
  • Pedrógão Grande: Cabril
  • Peniche: Baleal-Campismo; Baleal-Norte; Baleal-Sul; Consolação; Consolação Norte; Cova da Alfarroba; Gamboa; Medão-Supertubos; Peniche de Cima; S. Bernardino
  • Pombal: Osso da Baleia

Entretanto, também esta terça-feira, a associação Zero distinguiu 58 praias a nível nacional com o galardão Zero Poluição, oito das quais no distrito de Leiria.

(atualização a 21 de julho de 2022, com a inclusão da praia Rei do Cortiço, em Óbidos, após atualização da listagem por parte da Quercus)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.