Assinar
Fátima

700 militares da GNR, 300 bombeiros e um drone garantem segurança na peregrinação a Fátima

Equipas apeadas, de bicicleta ou a cavalo, bem como meios cinotécnicos, vão estar em permanência em Fátima até domingo, na segunda fase da operação Peregrinação Segura 2022

A GNR vai contar com um drone nas operações de segurança da peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima, revelou esta quarta-feira, dia 11, o coronel Gonçalo Carvalho, comandante do Comando Territorial de Santarém.

Este responsável adiantou que, além do Comando de Santarém, nas operações de segurança, que se prolongam até dia 15, domingo, vão estar envolvidos o Comando de Leiria, a Unidade Nacional de Trânsito ou a Unidade de Intervenção, num total de 700 militares da Guarda.

Equipas apeadas, de bicicleta ou a cavalo, bem como meios cinotécnicos, vão estar em permanência na cidade de Fátima até domingo, na segunda fase da operação Peregrinação Segura 2022, cuja primeira fase se iniciou no dia 30 de abril e termina na quinta-feira.

Segundo o tenente-coronel João Fonseca, das Relações Públicas da GNR, a primeira fase teve como objetivo “garantir a segurança dos peregrinos em deslocação para Fátima”, enquanto a segunda fase, que começa na quinta-feira e termina no domingo, visa a segurança “das celebrações no Santuário e dos peregrinos em Fátima”.

Quanto à afluência de fiéis nesta que é a primeira grande peregrinação à Cova da Iria depois de eliminada a maior parte dos constrangimentos provocados pela pandemia de covid-19, outro responsável da GNR, o tenente-coronel Duarte da Graça, apontou para “um número próximo do que se registou em 2019”.

Será, segundo aquele oficial, “uma afluência significativa, idêntica à registada no período pré-pandemia”, acrescentou.

Questionado sobre se a situação de guerra no Leste da Europa aumenta o nível de preocupação quanto à segurança da peregrinação, o coronel Gonçalo Carvalho admitiu haver “cuidados acrescidos”, embora sublinhasse que “o risco é idêntico a situações anteriores”.

Proteção Civil mobiliza operacionais

Cerca de 300 operacionais de mais de três dezenas de corporações de bombeiros dos distritos de Santarém e Leiria estão envolvidos, a partir de quinta-feira, dia 12, na Operação Fátima 2022 da Proteção Civil, anunciou a Autoridade Nacional.

Esta operação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) é acionada através do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém e tem a duração de dois dias, “no decurso dos quais será assegurada a prestação de assistência e socorro aos milhares de peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima para as cerimónias religiosas”, acrescentou aquele organismo em comunicado.

Segundo a ANEPC, a operação visa “aumentar a capacidade e rapidez de intervenção dos dispositivos que materializam o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), bem como, assegurar uma coordenação institucional efetiva e permanente no âmbito das estruturas de proteção civil”.

Por outro lado, pretende, também, “garantir a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão do emprego dos meios e recursos de proteção e socorro e antecipar as capacidades de reforço especializado”.

Além dos elementos das corporações de bombeiros, estão também envolvidos o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, a Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Guarda Nacional Republicana e o Corpo Nacional de Escutas, além de outras entidades como a Associação de Servitas de Nossa Senhora de Fátima e o Agrupamento do Centro de Saúde do Médio Tejo.

Durante os dois dias da operação, a ANEPC terá um posto instalado no Colégio de São Miguel, em Fátima.

Entretanto, nesta operação a Autoridade Nacional destacou “o apoio da VOST Portugal, que desenvolveu, no âmbito da parceria que tem com a ANEPC, uma ferramenta de apoio à decisão (…), e que permite obter informações em tempo real, bem como enviar informações aos peregrinos” através de um canal de Telegram criado para o efeito (https://bit.ly/fatima_2022).

“Neste momento, a plataforma monitoriza mais de 50 grupos de peregrinos, em tempo real, permitindo uma melhor gestão dos fluxos nos postos de apoio espalhados pelo país”, revelou a ANEPC, acrescentando que “além desta ferramenta de apoio à decisão, foi disponibilizado um mapa interativo para apoio aos peregrinos com informação dos postos de apoio, bem como dos serviços que os peregrinos podem usufruir nos mesmos, e que pode ser consultado em https://mmfatima.pt/peregrinos-a-pe/”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados