Assinar
Desporto

Associação dos Jornalistas de Desporto entregou prémios em Leiria

O CNID escolheu Leiria para fazer a 56ª gala, em que distinguiu os melhores desportistas de 2021 e também os jornalistas que se destacaram no ano transato.

A festa do jornalismo desportivo trouxe a Leiria a gala do 56º aniversário do CNID – Associação dos Jornalistas do Desporto, que segunda-feira distinguiu no Teatro Miguel Franco profissionais do sector e também os melhores desportistas de 2021.

Marcado pelas ausências dos premiados mais mediáticos, nomeadamente futebolistas e treinadores de futebol (como Darwin, do Benfica, Diogo Jota, do Liverpool, Abel Ferreira, do Palmeiras, ou Diogo Costa e Sérgio Conceição, do FC Porto), o momento serviu também para homenagear desportistas que estão refugiados em Portugal, nomeadamente uma equipa afegã de futebol e também um dos atletas ucranianos que escolheu o nosso país para prosseguir carreira.

A nível local, o CNID homenageou ainda algumas personalidades de Leiria ligadas ao desporto, nomeadamente o antigo jogador, treinador e dirigente associativo João Rocha, também ex-jogador, treinador e jornalista José Manuel Tuna, além da lançadora campeã do mundo do peso, Auriol Dongmo, que vive e treina em Leiria, bem como o seu treinador, Paulo Reis, recentemente contratado para diretor técnico do atletismo do Sporting, com vasto currículo na Juventude Vidigalense então técnico e dirigente. Também a Câmara de Leiria foi distinguida pelo CNID com o prémio Reconhecimento.

Na cerimónia foi também entregue o Prémio de Imprensa Desporto com Ética 2021, atribuído pelo Instituto Português da Juventude (através do através do PNED – Plano Nacional de Ética no Desporto), e pelo CNID.

Dois jornalistas da região receberam troféus na categoria Imprensa Regional: em segundo lugar ficou Rafael Raimundo, do “Região de Cister”, de Alcobaça, pela notícia “A goleada do Alfeizerense”; e o terceiro melhor artigo coube a Marina Guerra, do REGIÃO DE LEIRIA, com a reportagem Cartão Branco: valorizar o lado bom faz do desporto uma referência para a sociedade, sobre a importância do cartão branco na prática desportiva, na valorização do fair play. O vencedor da categoria foi Jorge Machado, com um artigo opinião publicado no jornal “Entre Margens”, de Vila das Aves, intitulado “Ética no Desporto e o Direito”.

Premiados

Imprensa Regional: 1º Jorge Machado (“Entre Margens”); 2º Rafael Raimundo (“Região de Cister”); 3º Marina Guerra (REGIÃO DE LEIRIA)
Prestígio ‘Prémio Fernando Soromenho’: Tiago Craveiro (ex-CEO da Federação Portuguesa de Futebol)
Carreira ‘Prémio David Sequerra’: Joaquim Rita (jornalista) 
Jornalista ‘Prémio Neves de Sousa’: Bruno Roseiro (Observador)
Jornalista Revelação ‘Prémio Vitor Santos’: Pedro Barata (Expresso)
Rádio ‘Prémio Artur Agostinho’: João Gomes Dias (Antena 1)
Televisão ‘Prémio Alves dos Santos’: Mariana Águas (CMTV)
Fotojornalismo ‘Prémio Nuno Ferrari’: Fernando Ferreira (Record)
Jornalismo Online: Rodrigo Coimbra (zerozero.pt)
Reconhecimento: Câmara Municipal de Leiria
Campeã do Ano: Auriol Dongmo (Sporting)
Revelação do Ano Modalidades: Nuno Borges /Francisco Cabral (Escola de Ténis da Maia/Clube de Ténis do Porto)
Equipas do Ano: seleção portuguesa de futsal (bicampeã europeia) e Benfica (vencedor da UEFA Youth League de futebol)
Treinador I Liga: Sérgio Conceição (FC Porto)
Treinador II Liga: Luís Freire (Rio Ave)
Melhor Jogador I Liga (votação dos sócios): Darwin Núñez (Benfica)
Jogador Revelação: Diogo Costa (FC Porto)
Melhor Jogador II Liga (votação dos sócios): Henrique Araújo (Benfica)
Melhor Jogador Liga 3: Martim Maia (Amora)
Melhor Jogadora da Liga de futebol feminino: Carole Costa (Benfica)
Treinador português no estrangeiro: Abel Ferreira (Palmeiras)
Jogador português no estrangeiro: Diogo Jota (Liverpool) 

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.