Assinar
Leiria

ESECS recebe seminário sobre como conciliar a formação com a competição

A conferência acontece este sábado, dia 21, e é destinada a professores, pais, treinadores, dirigentes, árbitros e juízes.

Pode a competição ajudar na formação desportiva? A formação e a competição são inconciliáveis? Como compatibilizar estes dois aspetos na atividade desportiva dos jovens? Estão são as questões que dão o mote ao seminário que se realiza este sábado, dia 21, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Politécnico de Leiria.

Destinada a treinadores, dirigentes, pais, professores, árbitros e juízes – todos aqueles que participam na prática desportiva dos jovens e podem condicionar o seu comportamento -, a conferência pretende contribuir para o desenvolvimento e formação de um conceito correto de desporto para jovens e proporcionar o debate sobre a evolução das tendências atuais de formação desportiva.

Outros objetivos passam por dar a conhecer aos agentes desportivos inseridos no processo de Formação Desportiva, “informação atualizada, visando a melhoria das condições de prática desportiva” e de procedimentos a utilizar; refletir sobre quadros competitivos e modo de classificar, bem como “identificar as medidas legais necessárias a aplicar ao nível da regulamentação”, lê-se em comunicado.

O seminário arranca às 9h30 no auditório 2 da escola e conta com vários oradores convidados, entre os quais Rui Matos (da ESECS), Anna Volosivich (da Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa), Carles Gonsález (do Instituto Nacional d´Educación Física de Catalunya, Espanha), Pedro Alegria (Formação do Estoril Praia), Valter Pinheiro (da Metodologia TOCOF), Sofia Abreu e Liliana Dias (coordenação CLIP teams AD).

Também marcam presença Rui Pacheco (da Escola de Futebol Hernâni Gonçalves), António Rosado (da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa), José Couceiro (da Federação Portuguesa de Futebol), Manuel Coelho e Silva (da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra), Manuel Pacheco (da Câmara Municipal de Lisboa) e José Lima (do Plano Nacional de Ética no Desporto).

“Como conciliar a formação com a competição” é uma iniciativa promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto.

São parceiros na organização, o Politécnico de Leiria, o Município de Leiria, a Federação Portuguesa de Futebol, a Associação de Futebol de Leiria, entre outros.

A participação no seminário carece de inscrição, mediante o preenchimento de um formulário.

Mais informações sobre a iniciativa aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados