Assinar
1º Ciclo

Leiria, aos olhos dos alunos de 4º ano, é bonita, tem muita história e locais para visitar

Facilmente qualquer munícipe fala sobre o seu concelho e descreve o que gosta mais e aprecia menos ou o que o identifica. E as crianças? Como é que veem a sua cidade? O REGIÃO DE LEIRIA desafiou quatro escolas do concelho a escrever sobre “A minha cidade” e o resultado, com direito a ilustrações, está aqui

Joaquim Dâmaso

O REGIÃO DE LEIRIA “invadiu”, pacificamente, quatro escolas de ensino básico do concelho de Leiria.

Objetivo? Perceber como é que os alunos que frequentam o 4º ano de escolaridade veem a sua cidade.

O desafio foi lançado a propósito do Dia do Município, que se assinala a 22 de maio, e pretende mostrar o olhar, o conhecimento e a experiência de quem tem 9 e 10 anos e vive em Leiria.

A Feira de Leiria, inevitavelmente, está entre os eventos mais referidos, mas não faltam menções ao castelo de Leiria, à estátua de Rui Patrício ou ao rio Lis que atravessa a malha urbana e desagua na Praia da Vieira. O mimo, o Museu de Leiria e o jardim da Almoinha completam as frases, tal como os Bombeiros Sapadores ou os ícones da gastronomia regional: morcela de arroz e brisas do liz.

Há muitas ideias sobre as escolas onde diariamente aprendem, as lojas que visitam e os restaurantes onde vão comer o seu manjar preferido.

Colaboraram neste desafio as turmas do 4º ano das escolas básicas da Caranguejeira (Agrupamento de Escolas da Caranguejeira), Arrabalde (Agrupamento de Escolas D. Dinis), Souto da Carpalhosa (Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel) e Quinta do Alçada (Agrupamento de Escolas de Marrazes).

Os textos foram realizados por cerca de uma centena de alunos, com a orientação dos professores, e partilharam também desenhos coloridos.

Na edição em papel, de 19 de maio, estão publicados 11 trabalhos selecionados das seis turmas convidadas, bem como algumas das ilustrações.

Todos os trabalhos podem ser consultados nestas ligações:

Escolas Básica da Caranguejeira (Agrupamento de Escolas da Caranguejeira)

Escolas Básica do Arrabalde (Agrupamento de Escolas D. Dinis)

Escolas Básica do Souto da Carpalhosa (Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel)

Escolas Básica da Quinta do Alçada (Agrupamento de Escolas de Marrazes)

http://www.novautomoveis.pt/

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados