Assinar
Leiria

Leiria celebra 40 anos de geminação com Saint-Maur-des-Fossés

Comitiva de Leiria desloca-se a Saint-Maur-des-Fossés entre 13 e 15 de maio.

foto de placa com o nome das cidades geminadas com Leiria

Dois oleiros, uma equipa de futebol sub19 masculina, três representantes municipais e “uma pessoa historicamente ligada ao processo de geminação” vão estar em Saint-Maur-des-Fósses, França, entre os dias 13 e 15 de maio, no âmbito das celebrações dos 40 anos de geminação entre Leiria e aquela cidade francesa.

“A forte presença de uma comunidade emigrante oriunda da região de Leiria e residente em Saint-Maur-des-Fossés, com a qual é fundamental continuar a estabelecer contactos” é um dos argumentos apresentados pela autarquia para a deslocação à cidade nos arredores de Paris, que não aconteceu nos últimos anos, fruto da pandemia.

Gonçalo Lopes e Branca de Matos vão em representação do executivo, acompanhados por Mário Gomes, presidente da Junta de Freguesia dos Milagres, e Vítor Lourenço, responsável pelas ações com as cidades geminadas durante o período em que foi vereador da Câmara de Leiria.

Com o intuito de dar visibilidade à olaria tradicional da Bajouca, dois artesãos, Alcino Pedrosa e Céu Pedrosa, vão participar, em representação da Associação “O Barro na Mão do Oleiro”, no evento “Saint-Maur Médieval”, nos dias 14 e 15, com a realização de trabalhos ao vivo. Já para evidenciar a aposta desportiva como Leiria Cidade Europeia do Desporto, os sub19 da Academia CCMI vão realizar um jogo particular com os Lusitanos de Saint-Maur no dia 14.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados