Assinar
Cultura

“Palco no Rossio” leva música e recriações históricas ao Mosteiro de Alcobaça

Entre 21 de maio e 18 de junho, há muito para ver e ouvir no evento “Palco no Rossio”.

O projeto "Amália Hoje” volta ao Mosteiro para um concerto especial integrado no 10º aniversário da morte de Amália Rodrigues, dia 28 às 21h30. A entrada é livre Rita Carmo

Música, teatro e recriações históricas integram o cartaz do “Palco no Rossio”, uma iniciativa da Câmara de Alcobaça que durante os próximos meses irá levar à praça do mosteiro vários nomes das artes do espetáculo.

O programa divulgado no passado dia 12, em conferência de imprensa, pretende contribuir para “a valorização daquela que é a principal praça do concelho”, através de atividades que levem os habitantes e visitantes ao Rossio, localizado em frente ao Mosteiro de Alcobaça.

A primeira proposta será, nos dias 21 e 22 deste mês, e consiste na recriação de um mercado do século XIX, protagonizada por elementos de ranchos folclóricos, vestidos a rigor para retratar o ambiente de antigos mercados que na época ali tinham lugar.

Nessa época, “os agricultores e os artesãos, das diversas freguesias do concelho, vinham à vila regularmente vender os seus produtos”, lembra a autarquia na divulgação do mercado onde poderá ser adquirido pão, fruta, hortaliças, enchidos, azeite, vinho, mel, cestas e peças de barro, num ambiente marcado por recriações de danças, cantares, bailes, jogos tradicionais, idas à fonte e desfiles de noivos.

A fechar o cartaz de maio sobe ao “Palco no Rossio” o projeto “Amália hoje”, criado por Nuno Gonçalves em colaboração com Sónia Tavares (ambos da banda The Gift), Fernando Ribeiro (dos Moonspell) e Paulo Praça, para assinalar o 10º aniversário da morte de Amália Rodrigues.

Os nove fados de Amália voltam a ser reinterpretados com uma abordagem pop contemporânea, no dia 28, num espetáculo promovido pela autarquia no âmbito da parceria “Rede Cultural – Lugares Património Mundial do Centro 2.0”, financiado pelo programa Centro 2020 e que terá entrada livre.

A 4 de junho será a vez do jazz, dando a conhecer o novo projeto de Hugo Trindade, guitarrista alcobacense que “propõe uma espécie de regresso às origens, às primeiras influências e aventuras pelo jazz moderno”, pode ler-se na nota de divulgação.

Na mesma noite haverá ainda lugar para o rock, com a apresentação de “Sidewalkers”, considerados em 2009 banda Novos Talentos Fnac e que em 2011 editaram o seu álbum de estreia.

A assinalar o Dia Mundial da Criança, a 5 de junho, Sónia Araújo leva à praça fronteira ao mosteiro um espetáculo para toda a família, centrado nas músicas e vídeos da apresentadora, com mais de 37 milhões de visualizações no canal YouTube.

Ainda em junho a autarquia propõe, no dia 17, uma viagem musical pelos anos 1960 e 1970, com Francisco Peças a interpretar célebres cantores, nomeadamente Elvis Presley, Dean Martin e Frank Sinatra, o espanhol Júlio Iglesias ou o francês Joe Dassin.

E finalmente, a fechar o programa, no dia 18, será apresentado “Mariposa”, o novo álbum de Churky (Diogo Rico), gravado no Estúdio Bolota em Alcobaça.

Além do “Palco no Rossio”, haverá lugar às artes no interior do Mosteiro de Alcobaça, onde a 11 de junho estreará “Pedro, O Cru”, um espetáculo de teatro integrado nas celebrações do Dia de Portugal.

A peça conta a lenda da trasladação do corpo de D. Inês de Castro, de Coimbra para o Mosteiro de Alcobaça, onde se encontra ainda hoje, “numa versão centrada na obsessão de D. Pedro pela vingança dos assassinos da sua amada e pela crueldade da coroação da mesma”, pode ler-se na sinopse.

Com encenação de Tobias Monteiro, esta produção da KBB (Kind of Black Box) completa uma série de três peças de teatro que compõem uma trilogia dedicada à adaptação de lendas históricas do nosso país, escritas pelo dramaturgo António Patrício.

Mais informações sobre o evento aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados