Assinar
Sociedade

“Prémio Pedro Matos” procura mentes brilhantes da Matemática

Iniciativa dinamizada pelo Politécnico de Leiria desafia estudantes e professores a refletirem sobre o impacto da Matemática na atualidade.

fotografia de aluna no quadro a resolver questões matemáticas

Foi alargado até 20 de maio o prazo de pré-inscrição para o concurso de Matemática “Pedro Matos”, dinamizado pelo Politécnico de Leiria. Esta é a 14.ª edição do prémio e tem por tema “Matemática: e se a tirarmos da equação?”.

O objetivo é “desafiar estudantes e professores a refletirem sobre o indiscutível impacto da Matemática na humanidade e a sua importância na atualidade”, refere a organização na página online do concurso. São aceites trabalhos que envolvam tópicos como as pandemias/epidemias, eleições, alterações climáticas, demografia e migrações, competições desportivas, indústria 5.0 e cibersegurança.

O prémio destina-se a estudantes do Ensino Secundário e do 3.º ciclo do Ensino Básico que podem candidatar-se individualmente ou em grupo (máximo de três estudantes). Os trabalhos coletivos podem integrar um professor a quem caberá o papel de orientador.

A iniciativa reparte-se pelo “Prémio Pedro Matos”, destinado a alunos do ensino secundário, e pelo “Pedro Matos Júnior”, dirigido ao 3.º ciclo do ensino básico. O valor a atribuir aos melhores classificados é de 500 euros para o primeiro lugar, 300 euros para o segundo e 200 euros para o terceiro. Haverá ainda uma gratificação para o professor orientador de cada grupo vencedor.

A designação do prémio é uma homenagem ao professor e investigador da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, Pedro Manuel Amado Roque de Matos, natural de Alqueidão da Serra, concelho de Porto de Mós, que faleceu em 2005.

O concurso pretende não só fomentar a criatividade e o interesse pela Matemática e suas aplicações, como também descobrir novos talentos neste domínio do saber.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados