Assinar
Leiria

Arqueólogos fazem visitas guiadas a sítio na Maceira

Há novos trabalhos a decorrer em Portela 2, no Vale Brusco. Nos dias 18 e 26 de junho o público é convidado a acompanhar os arqueólogos e conhecer as mais recentes descobertas.

Há três visitas guiadas agendadas para este mês ao sítio arqueológico Portela 2, em Vale Brusco, Maceira, onde foram encontrados instrumentos de pedra trabalhados pelo homem no Paleolítico Superior, há cerca de 20 mil anos.

Portela 2 foi identificado em 2009, durante a abertura de uma vala relacionada com saneamento. Ali, na Maceira, foram identificados artefactos líticos produzidos e utilizados no local, há cerca de 20 mil anos. Novas escavações iniciadas em 2021 permitiram a recolha de mais 2055 objetos, cuja deteção e análise fazem parte do projeto “PALEORESCUE – O Paleolítico Superior e a Arqueologia Preventiva em Portugal: desafios e oportunidades”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Em 2022 volta a haver pesquisas arqueológicas nas áreas adjacentes a Portela 2, suportadas pelo município de Leiria. Os arqueólogos assumem a ambição de encontrar mais artefactos e respostas para dúvidas que subsistem sobre o processo de formação do sítio arqueológico.

Este sábado, dia 18 de junho, os arqueólogos orientam visitas às 10h30 e 16 horas, numa iniciativa integrada no programa das Jornadas Europeias de Arqueologia.

Já a 26 de junho, há nova sessão aberta agendada para as 10h30, integrada no programa do município de Leiria, “Domingar nos Museus”.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail museudeleiria@cm-leiria.pt.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados