Assinar
Cultura

Artes à Vila: Dois dias para celebrar a cultura nacional no Mosteiro da Batalha

Concertos de Paulo de Carvalho e Valter Lobo, visitas às gárgulas, novo circo e histórias: é mais um fim de semana em que se festeja o património material e imaterial.

A música, mas também as visitas guiadas às gárgulas, o circo contemporâneo, as históricas e a dança estão de volta ao Mosteiro da Batalha, em nova edição do festival Artes à Vila. Nos dois dias deste fim de semana, 25 e 26 de junho, há muito para ver e ouvir nos vários espaços do monumento património mundial da Unesco, reforçando a aposta da organização na ligação entre a música tradicional e contemporânea portuguesa e a jóia do património edificado nacional.

Paulo de Carvalho e Valter Lobo são cabeças de cartaz nesta quinta edição do festival, mas há também para descobrir a viola campaniça de Pedro Mestre ou a mescla sonora assinada por Hélder Bruno.

A programação contempla ainda novo circo de Daniel Seabra, história por Nídia Nair Marques, danças da época da Dinastia de Avis pela Associação Portuguesa de danças com História e as sempre apetecíveis visitas guiadas às gárgulas do Mosteiro.

À margem da programação principal, o festival aposta forte na transmissão do saber-fazer, promovendo logo a abrir uma formação para agentes culturais sobre captação de apoios europeus à criação. Também a fotografia de espetáculo merece um workshop, cuja componente prática serão os espetáculos do Artes à Vila. Inscrições aqui.

Programa

24 de junho
Formação “Projetos e candidaturas a fundos europeus para a cultura” (10h-17h)

25 de junho
Visitas guiadas às gárgulas do Mosteiro (10h e 16h), workshop de fotografia em festivais de música (15h). Abertura oficial no Claustro Real com espetáculo de circo contemporâneo “Raiz”, de Daniel Seabra (16h) e concertos nas Capelas Imperfeitas com Hélder Bruno (17h) e Paulo de Carvalho (21h30)

26 de junho
Visitas guiadas às gárgulas do Mosteiro (10h e 16h), espetáculo para famílias “O pente do careca” (10h30) e danças com história (16h) no Claustro Real. Depois, concertos de Pedro Mestre (17h) e Valter Lobo (18h30) nas Capelas Imperfeitas

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados