Assinar
Alcobaça

Competição em São Martinho do Porto apura os melhores bombeiros de Portugal

Em 2014, primeiro ano do campeonato em Portugal, venceram os Bombeiros Sapadores de Setúbal. Representaram Portugal na final mundial, que se realizou em Phoenix, EUA

O Firefighter Challeng, uma competição de origem norte americana que coloca à prova a aptidão física dos bombeiros, decorre este fim de semana, 18 e 19 de junho, em São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, e vai apurar o campeão nacional individual e de estafeta por equipas.

O desafio proposto aos bombeiros é completar um circuito de cinco tarefas, tal qual num local de incêndio estrutural: subida a uma torre de quatro andares, simulação de entrada forçada, corrida em ‘slalom’, tiro ao alvo com mangueira e resgate de uma vítima ao longo de 30 metros. Usando equipamento de proteção individual, o que aumenta a dificuldade da execução das tarefas.

“O impulso de trazer esta iniciativa para Portugal foi a oportunidade de colocar os bombeiros portugueses a desempenhar provas certificadas internacionalmente e perceber, que em igualdade de circunstâncias, talvez até estejam mais bem preparados do que os seus colegas de outros países”, explica o presidente do júri da prova, Adelino Gomes.

A competição, inserida nas festas de Santo António, é organizada pelo Firefighter Challenge Portugal e pelos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto, com o apoio da Liga dos Bombeiros Portugueses, da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto e da Câmara Municipal de Alcobaça.

Em 2014, primeiro ano do campeonato em Portugal, venceram os Bombeiros Sapadores de Setúbal. Representaram Portugal na final mundial, que se realizou em Phoenix, EUA.

Este evento é habitual em mais de 15 países, como França, Alemanha, Polónia, EUA, Canadá, Argentina, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, e transmitido em direto pela estação de TV ESPN.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados