Assinar
Leiria

Leiria celebra Dia da Criança e inaugura Feira do Livro com homenagem a Alice Vieira

Leiria dedica cinco dias ao ler, ao brincar e ao jogar, associando a Festa das Crianças à Feira do Livro, com a Cidade Europeia do Desporto como pano de fundo.

As comemorações do Dia da Mundial da Criança estendem-se a vários espaços da cidade Joaquim Dâmaso

O Dia Mundial da Criança é este ano “excecionalmente” assinalado em Leiria com cinco dias de festa para os mais novos, sendo as comemorações associadas à realização da Feira do Livro e ao programa da Cidade Europeia do Desporto.

“Ler, Brincar e Jogar” é o mote para um conjunto de atividades lúdicas e desportivas, que arrancam esta quarta-feira em vários espaços da cidade, com passagem pela Feira do Livro que decorre no Mercado de Santana.

E porque o dia é hoje especialmente dedicado ao público jovem, o município de Leiria homenageia Alice Vieira, com uma exposição dedicada à vida e obra da escritora, na galeria do Mercado de Santana.

Alice Vieira está esta manhã na Feira do Livro, às 11h15, para apresentar, com Nélson Mateus, o livro “Diário de uma avó e de um neto confinados em casa”, estando agendada para as 15h30 a inauguração da exposição.

O programa de hoje inclui ainda a apresentação dos livros “O meu avô” e “Toi Toi Toi”, de Catarina Sobral, às 14 horas.

As outras atividades do Dia da Criança estendem-se ao jardim Luís de Camões, largo do Papa, parque do Avião e fonte Luminosa, promovidas em colaboração com “o associativismo, que vai trazer à cidade o andebol, o ténis, a dança, bicicletas, entre outros”.

A Câmara de Leiria espera por estes dias envolver cerca de 4 mil crianças de dezenas de escolas do concelho, e no fim de semana as famílias.

Anabela Graça, vereadora da Educação, destaca a colaboração de vários departamentos da autarquia nestes eventos.

“Associámos este ano à Festa das Crianças a Feira do Livro porque acreditamos que é importante promover o livro e a leitura especialmente junto dos mais pequenos”, referiu na reunião de Câmara de terça-feira.

Considerando a Feira do Livro um “momento importante na nossa cidade”, organizado com os livreiros e com a Acilis, a responsável referiu a participação de “nomes conhecidos da literatura nacional e especialmente de um conjunto de

autores associados à literatura infantil e juvenil”.

“Na visita à Feira do Livro, para além do contacto com os autores e com os livros, as crianças terão oportunidade de usufruírem do ‘voucher’ oferecido pelo Município de Leiria no valor de três euros para aquisição de livro(s)”, refere a autarquia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados