Assinar
Batalha

Livro fecha comemorações dos 510 anos da terra da procissão dos caracóis

A obra é apresentada esta tarde na Casa do Povo do Reguengo do Fetal

Procissão noturna é candidata a património cultural imaterial Foto de arquivo

“Terra com Memória”, livro de António Poças, encerra esta tarde as comemorações dos 510 anos da freguesia e paróquia do Reguengo do Fetal. Mesmo quem não está familiarizado com aquela freguesia do concelho da Batalha, não lhe escapa o facto de ser ali que decorre a usual procissão noturna dos caracóis iluminados.

A obra, que aborda diversos aspetos da localidade outrora conhecida como Reguengo da Magueixa, será apresentada às 16h30, na Casa do Povo local e integra um conjunto de iniciativas comemorativas e que arrancaram na última sexta-feira. Entre elas, conta-se a apresentação do restauro da imagem de Nossa Senhora do Fetal, na tarde de ontem.

Nossa Senhora do Fetal é o epicentro dos festejos que ocorrem no início do outono, no Reguengo do Fetal, conhecidos como “festa dos caracóis” por causa da procissão noturna iluminada com cascas de caracóis. E foi junto ao Santuário, existente na zona cimeira da sede de freguesia, que ocorreram boa parte das iniciativas comemorativas.

Recorde-se que já este ano, a autarquia da Batalha deu conta da intenção de candidatar a Procissão dos Caracóis  a património cultural imaterial.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados