Assinar
SOS Ucrânia

Ministra assinala Dia Mundial do Refugiado em Leiria numa homenagem a quem ajudou a Ucrânia

Ana Catarina Mendes vai marcar presença no jantar da próxima segunda-feira, no estádio de Leiria, o mesmo local onde funciona o Centro de Acolhimento Temporário de refugiados ucranianos.

A invasão russa à Ucrânia decorre há quase quatro meses e são milhões aqueles que fugiram do seu país em busca de proteção. A região de Leiria mostrou-se solidária com o povo ucraniano, desde o primeiro momento, acolhendo centenas de pessoas e contribuindo com bens para os que ficaram na Ucrânia.

Em Leiria, um grupo de refugiados permanece no Centro de Acolhimento Temporário do estádio municipal e é lá que na próxima segunda-feira, dia 20, a Câmara de Leiria vai realizar um jantar de homenagem a empresas e entidades, que de forma significativa se têm mobilizado no apoio solidário a refugiados, nomeadamente no âmbito da campanha SOS Ucrânia.

O evento conta com a presença da ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, na data em que se assinala o Dia Mundial do Refugiado, como designado pelas Nações Unidas.

A efeméride pretende “celebrar a força e a coragem das pessoas que foram forçadas a deixar seu país de origem para escapar de conflitos ou perseguições, sendo que em 2022 o foco desta data será o direito humano da busca de proteção”.

No caso do concelho de Leiria, o Município tem desenvolvido apoios a pessoas com reconhecido estatuto de refugiado e cidadãos alvo de medidas de proteção temporária, como é o caso da família afegã que chegou a Leiria no final de 2021, dos estudantes moçambicanos oriundos de Cabo Delgado que se encontram a estudar no Politécnico de Leiria e, mais recentemente, com os cidadãos ucranianos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados