Assinar
Cultura

Nova rota escultórica liga Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal

Escultores portugueses e estrangeiros têm obra pública exposta nos três concelhos do distrito de Leiria, em mais um projeto de Territórios de Pedra. A inauguração do circuito é este sábado, 4 de junho.

"Mother river", de Liu Yang, pode ser apreciada em Abiul TERRITÓRIOS DE PEDRA

Oito esculturas contemporâneas de pedra integram uma nova rota que liga Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal, no distrito de Leiria, valorizando a paisagem natural pela arte, considera a vereadora do município de Ansião, Cristina Bernardino.

A Rota de Escultura nos Territórios de Pedra é inaugurada no sábado e resulta de um concurso internacional lançado em 2021, a partir do qual foram selecionados oito artistas nacionais e estrangeiros que idealizaram e produziram obras originais para espaços específicos daqueles três concelhos. 

Segundo Cristina Bernardino, a iniciativa pretende valorizar os espaços públicos, “do ponto de vista artístico, estético, identitário e cultural”. 

“Percorrer a Rota de Esculturas irá permitir ao visitante um olhar mais atento para a beleza destes territórios, deslumbrar-se com as paisagens naturais únicas, convidando, ao mesmo tempo, a apreciar a arte que agora lhes foi acrescentada”.

O novo circuito leva mais longe e perpetua a ação do projeto Territórios de Pedra. Pela valorização da matéria-prima e da arte de a trabalhar, os visitantes são convidados “a descobrir mais sobre cada um dos municípios, as suas gentes, usos e costumes, a sua gastronomia, a sua história e toda a riqueza do seu património cultural”.

Através da rota agora criada, procura-se “valorizar a paisagem, uma paisagem feita de pedra, que nos caracteriza e une, fazendo com que aqueles que cá vivem se sintam ainda mais orgulhosos do seu património”, assume a vereadora de Ansião.

Cristina Bernardino acredita também que será possível reforçar a atração de “diversos públicos, nomeadamente os amantes da natureza e, muito especialmente, os amantes da escultura e da arte de trabalhar a pedra”.

“Do ponto de vista turístico, pretende-se que seja mais um ponto de interesse que apele a um maior conhecimento e paixão por este território, prolongando estadias e dinamizando também o comércio local”, acrescentou.

Integrados na paisagem natural de Ansião, na Serra da Portela, freguesia de Pousaflores, estão instaladas as criações de Santos Carvalho e Vítor Reis, de Portugal, de Fernando Pinto, da Colômbia, e de Emiliano Rodrigo Sacco, da Argentina. 

Os escultores portugueses Joana Alves e Nuno Machado produziram peças para Figueiró dos Vinhos, concretamente para as Fragas de São Simão e Cabeço do Peão.

Num contexto mais urbano, em Abiul, freguesia do concelho de Pombal, é possível ver as peças de Domingos Loureiro e de Liu Yang, da China. 

A Rota de Escultura nos Territórios de Pedra é visitável de forma autónoma, a partir de qualquer um dos concelhos. A organização recomenda a consulta prévia em www.territoriosdepedra.pt para obtenção de informação sobre a localização das esculturas.

O circuito escultórico é inaugurado no sábado, a partir das 15 horas, num programa que tem início na Serra da Portela, em Ansião. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados