Assinar
Sociedade

Nove concelhos da região em perigo muito elevado de incêndio

Saiba em que concelhos é maior o perigo de incêndio durante o fim de semana.

foto de sol e tempo quente

Oito concelhos do distrito de Leiria apresentam-se hoje em perigo muito elevado de incêndio devido ao tempo quente e seco, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Esses concelhos são: Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós. A estes oito concelhos junta-se Ourém que pertence ao distrito de Santarém.

De acordo com o IPMA, encontram-se em perigo elevado de incêndio os concelhos de Alcobaça, Ansião, Caldas da Rainha e Leiria.

Os restantes concelhos do distrito – Bombarral, Nazaré, Óbidos e Peniche – apresentam perigo moderado.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis: reduzido, moderado, elevado, muito elevado e máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê até segunda-feira uma subida dos valores da temperatura, em especial da máxima, atingindo-se na generalidade do território temperaturas máximas entre 30 e 35 graus Celsius, com valores mais elevados, da ordem de 40 graus, na Beira Baixa, vale do Tejo e interior do Alentejo.

Para a faixa costeira ocidental, os valores deverão ser ligeiramente inferiores, variando aproximadamente entre 25 e 30 graus, devido à previsão de vento de nor-noroeste, que poderá ser por vezes forte durante as tardes.

O perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até segunda-feira devido à previsão de tempo quente, refere o IPMA.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), anunciou na quinta-feira o destacamento de cerca de cinco mil operacionais para responder nos próximos dias ao aumento de risco de incêndio, com maior incidência em seis concelhos dos distritos de Castelo Branco, Santarém e Faro, devido à subida da temperatura.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados