Assinar
Leiria

Novo livro sobre a Villa Portela lançado no sábado

Francisco Queiroz, Ricardo Charters d’Azevedo e Miguel Saraiva assinam a mais recente publicação sobre o emblemático chalé de Leiria.

A história da Villa Portela, o chalé construído em Leiria no final do século XIX, é contada num novo livro com lançamento agendado para sábado, 4 de junho. “Villa Portela – Mais de um século de história” é assinado por Francisco Queiroz, Ricardo Charters d’Azevedo e Miguel Saraiva e congrega um vasto conjunto de informações sobre um dos edifícios mais emblemáticos da cidade, atualmente em obras de requalificação e conversão para funcionar como centro de artes.

Quais as suas origens, como e quando foi constituída, como foi conservada e como evoluiu, quem foram os seus sucessivos proprietários e também como resistiu a diversas vicissitudes ao longo de décadas são alguns dos aspetos abordados. A obra inclui também informação sobre o que Ricardo Charters d’Azevedo, herdeiro e anterior dono da casa, considera os “ataques” feitos à Villa Portela ao longo dos tempos e que delapidaram a propriedade.

No livro são também explicadas as razões da cedência à Câmara de Leiria, como será a recuperação do imóvel, do jardim e restante propriedade e o futuro uso cultural.

O lançamento será sábado, a partir das 15h30, no Celeiro da Casa do Terreiro.

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar