Assinar
Saúde

Centro Hospitalar de Leiria cria equipa de saúde mental para jovens

A criação da nova equipa pretende aproximar os serviços de Saúde Mental da população mais jovem

Até ao final de setembro, deverá ficar constituída a nova Equipa Comunitária de Saúde Mental para a Infância e Adolescência do Centro Hospitalar de Leiria (CHL).  

A criação da nova equipa tem como objetivo “aproximar os serviços de Saúde Mental da população mais jovem que acompanha e assegurar respostas focadas na prevenção, através do melhor entendimento do contexto onde as pessoas vivem, permitindo uma intervenção mais efetiva nos problemas de saúde mental”, adianta o centro hospitalar.  

“A nova equipa será composta por um médico especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência, um enfermeiro especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, dois psicólogos clínicos, um técnico superior de Serviço Social, um terapeuta ocupacional e um assistente técnico”, segundo uma nota de imprensa do CHL.

A constituição da nova equipa integra o despacho n.º 8455/2022 dos Gabinetes do ministro das Finanças e da ministra da Saúde, que contempla a criação, em 2022, de cinco Equipas Comunitárias de Saúde Mental para a Infância e Adolescência (ECSM-IA), onde se inclui a do CHL, conforme previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Desde há várias décadas, diversos estudos salientam o facto de os cuidados prestados às pessoas com doença mental grave em contexto comunitário, serem mais eficazes do que modelos de prestação de cuidados de base hospitalar (PNSM, 2008)”, salienta Graça Milheiro, diretora do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do CHL.

“Esta nova prestação de cuidados na área sensível da Psiquiatria da Infância e da Adolescência diferencia a resposta do CHL, iniciada a 1 de fevereiro de 2021, com a criação do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, e insere-se na estratégia de crescimento e de expansão qualitativa do CHL, nomeadamente na área do ambulatório”, destaca Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados