Assinar
Fátima

Cidade de Fátima assinala 25 anos com atribuição de 25 distinções

O programa comemorativo inclui a plantação de árvores, o lançamento da revista Al-Khatima e a inauguração da avenida Nossa Senhora de Fátima.

Comemoração do 25º aniversário de elevação de Fátima a cidade acontece dia 12 de julho JF

São 25 as distinções que a Junta de Freguesia de Fátima atribui a 12 de Julho, na sessão comemorativa das bodas de prata de elevação a cidade.

A homenagem consiste na plantação de 25 árvores, junto à antiga escola do 1º ciclo de Lombo d’Égua, futuro centro cultural, distinguindo, a titulo póstumo, 23 personalidades, bem como o “povo anónimo de Fátima” e os imigrantes que têm ajudado a construir a cidade, de que a comunidade ucraniana e brasileira são exemplos.

A escolha dos homenageados teve por base uma lista apresentada à Freguesia, de fatimenses ou personalidades residentes em Fátima a quem se reconhece o papel desenvolvido em prol da comunidade. São eles Albino Frazão, Anastácio Reis, David Serralheiro, Eleutério Magalhães, Fernando Carreira, Francisco Oliveira, João Rosário Figueira, Luís Marques, Manuel Oliveira Graça, Maria Carreira, António Lopes, António Marto, Armando Francisco, Francisco Vieira, José Joaquim, Justino das Neves, Júlio Constantino, Maria Isabel Lopes e Nazareno do Carmo.

Entre as individualidades religiosas, serão evocados o bispo José Alves Correia da Silva, o cónego Manuel Formigão, fundador da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, o padre Luís Kondor, pelo trabalho de divulgação internacional da mensagem de Fátima e responsável pelo processo de canonização dos videntes Francisco e Jacinta, e Manuel Henriques, que foi pároco de Fátima e dinamizador do Colégio de São Miguel.

O dia da cidade ficará ainda marcado pela apresentação do Hino de Fátima, um original do músico e compositor Jorge Gonçalves. Nesse dia será lançada a revista de Estudos Regionais de Fátima “AL-Khatima”, e será oficialmente inaugurada a avenida Nossa Senhora de Fátima, atual estrada da Loureira (EM 357), que sofreu obras de requalificação recentemente, no valor de 1,8 milhões de euros.

Comemorar 25 anos

12 julho
Comemoração dos 25 anos de elevação a cidade.

17 julho
Sardinhada do povo

23 julho
Encontro intergeracional com as freguesias vizinhas

1 setembro
Dia da Hungria
9ª Caminhada pela Paz

2 setembro
Concerto 25 anos Cidade

16 setembro a 23 junho 2023
Concurso literário “ A cidade de Fátima em 2047”

24 e 25 setembro
Festival de Folclore e Desfile Etnográfico

24 a 30 setembro
Peddy Paper “Fátima – 25 anos de Cidade”

24 setembro
Debate “50 Anos Cidade de Fátima, que Futuro?” – Economia e Turismo

30 setembro
Jantar Temático “ 25 anos Cidade”

1 outubro
Mercado de produtos locais

22 outubro
Encontro de autores regionais

23 outubro
9ª Fátima Trail

12 e 13 novembro
Festival das Sopas de Verde

19 novembro
Debate “50 Anos Cidade de Fátima, que Futuro?” – Urbanismo e Ambiente

1 dezembro
Festival de Esculturas “Fátima 25 anos de Cidade”

3 dezembro
Debate “50 Anos Cidade de Fátima, que Futuro?” – Turismo religioso

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar