Assinar
Cultura

Contingência imposta por risco de incêndio altera agenda cultural do fim de semana

Todas as atividades foram canceladas em Ourém, o mesmo acontecendo com o festival Sete Sóis Sete Luas em Pombal. O projeto Esporo adiou a programação para Ansião e alterou localizações em Figueiró dos Vinhos e Proença-a-Nova.

A apresentação da instalação em renda criada pela polaca NeSpoon para a mancha de Carvalho Cerquinho, em Casal Soeiro, Ansião, é um dos adiamentos do fim de semana Esporo

A programação cultural prevista para o próximo fim de semana na região sofreu diversas alterações na sequência das medidas de prevenção dos fogos florestais compreendidas na Declaração de Situação de Contingência.

Em Ourém, todas as festas, romarias e atividades culturais e desportivas foram canceladas até dia 18 de julho. Entre os efeitos da medida estão os adiamentos do Concerto de Encerramento do XIV Estágio Orquestra de Sopros (Ourearte), do espetáculo da Big Band do Município da Nazaré com Bia Maria e da atuação de Nadia Schilling na Vila Medieval de Ourém. Todos serão realizados futuramente, em data a definir.

A atuação da 7Sóis Luso Med Esch Orkestra, que reúne músicos de Cabo Verde, Itália, Luxemburgo, Portugal e Sérvia, e que marcava o início do Festival Sete Sóis Sete Luas, previsto para a Praça Marquês de Pombal, em Pombal, na noite desta quinta-feira, 14 de julho, foi cancelado.

Em Porto de Mós, a extensão do festival Cistermúsica prevista para o Arrimal mantém-se, mas o local foi alterado: a música de Tom Jobim interpretada por um quarteto de jazz passa da Lagoa Grande do Arrimal para o Parque de Campismo, junto à Lagoa Pequena. Será no domingo, dia 17, às 17 horas, com entrada livre.

Já nos Soutos, Caranguejeira, no concelho de Leiria, foi cancelado “Festejar com tradição”, que estava agendado para sábado, 16 de julho, para assinalar os 50 anos do rancho folclórico local.

Mais profundos são os efeitos nas Rotas Esporo, que iriam apresentar várias instalações artísticas preparadas por um conjunto de artistas para o projeto de disseminação cultural e artística, em visitas guiadas enriquecidas por concertos e performances, programadas para espaços especiais de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Proença-a-Nova.

Desta forma, o programa previsto para Ansião nesta sexta-feira, 15 de julho, foi totalmente adiado para data a anunciar em breve.

Em Figueiró dos Vinhos, no sábado, dia 16, as atividades serão relocalizadas. Do espaço natural passam para a malha urbana da vila os concertos de Ana Lua Caiano, Celino e Homem em Catarse (Casulo de Malhoa, 17h, 18h e 18h30, respetivamente), as performance “Rizoma”, de Rita Carmo Martins (jardim do Casulo, 17h30), e “Carmim”, de Joana Martins (jardim do Parque Municipal, 19h), e o espetáculo de Valter Lobo (Casa da Cultura, 21h).

O mesmo acontece domingo, dia 17, com a programação complementar prevista para Proença-a-Nova, no distrito de Proença-a-Nova, que acolhe concertos e performances no Parque Urbano Comendador João Martins (programa aqui).

Segundo a organização, a cargo da plataforma Mistaker Maker, fica “comprometida/debilitada a apresentação e celebração do trabalho desenvolvimento durante os últimos 8 meses junto da comunidade”. Mas, em contrapartida, reforça-se “a pertinência e relevância” da missão e mensagem do projeto Esporo, “de cuidado, encontro e valorização do património natural destes territórios do Pinhal Interior”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados