Assinar
Sociedade

Incêndio em Cumeada, Ourém, permanece “bastante ativo”

Vários focos de incêndio estão ativos na região. Cumeada e Albergaria dos Doze concentram maior parte dos efetivos no terreno.

Coluna de fumo é visível em Pousos, Leiria Foto: FF

O alerta para o incêndio que teve início em Cumeada, na freguesia de Freixianda, Riberia do Fárrio e Formigais, no concelho de Ourém, foi dado às 16h37 e, segundo o CDOS Santarém, permanece “bastante ativo”, pelas 19h20.

No local, de povoamento florestal, estão mais de duas centenas de elementos (221), com 62 viaturas e seis meios aéreos, segundo a página da Proteção Civil.

Fonte do CDOS Santarém explica ao REGIÃO DE LEIRIA que as chamas estão próximas de algumas localidades e habitações, remetendo esclarecimentos para mais tarde, uma vez que os trabalhos estão a decorrer no terreno a todo o instante.

Já uma fonte dos bombeiros disse à CNN Portugal que uma habitação e dois barracões já arderam e que há mais casas em risco.

No distrito de Leiria, foram regsistados ao longo de todo o dia vários focos de incêndio. Os de maior dimensão registaram-se em Figueiró dos Vinhos, Carriço e Mira de Aire, já dominados ou em fase de rescaldo.

Desde as 18h50, outro incêndio na localidade de Albergaria dos Doze, Pombal, concentra os trabalhos das corporações, com 113 elementos no local e dois meios aéreos.

Marcelo Rebelo de Sousa apela à colaboração de todos para prevenir fogos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou hoje à colaboração de todos na prevenção de incêndios florestais nos próximos dias, para numa altura em que se esperam temperaturas acima de 35 graus Celsius.

Em declarações aos jornalistas em Mangualde, Marcelo Rebelo de Sousa congratulou-se pela decisão do ministro da Administração Interna “de avançar para o estado de alerta numa área significativa” do território, afirmando que “mais vale prevenir do que remediar”.

“Eu tenho na minha memória o que se passou noutros anos. Temos condições agora melhores para resposta mais rápida e mais eficiente, mas temos que ajudar todos porque, de facto, vão ser 10 dias ou 15 dias muito difíceis”, frisou.

O Governo vai declarar a situação de alerta a partir de sexta-feira devido ao risco elevado de incêndio florestal para os próximos dias, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.

“O Governo irá acionar a declaração de alerta para limitar todas as ações que possam pôr em risco as populações e criar todas as condições que permitam garantir a mobilização dos recursos necessários e indispensáveis para o esforço que os próximos dias irão exigir”, disse José Luís Carneiro aos jornalistas.

O ministro avançou que, nos próximos dias, existirá um elevado grau de severidade meteorológico em que os níveis de humidade vão estar muito baixos e as temperaturas muito altas com vegetação muito seca. Neste âmbito, serão dias “muito exigentes e preocupantes” no que toca ao risco de incêndio rural.

Lisboa e Leiria estão a partir de hoje sob aviso laranja e os restantes 16 distritos de Portugal continental a amarelo por causa do tempo quente, prevendo-se um agravamento para os próximos dias, segundo IPMA.

Nos próximos dias, Portugal continental irá enfrentar uma situação de tempo quente persistente, que deverá dar origem a uma onda de calor em muitas áreas do território.

(com Lusa)

(em atualização)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados